top of page

Programa “Apae Lajeado está no Jogo” é apresentado para a comunidade

  • apaelajeado
  • 23 de set. de 2025
  • 3 min de leitura

Na manhã de terça-feira, 23 de setembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado foi palco do lançamento oficial do programa “Apae Lajeado Está no Jogo”, iniciativa que está transformando a vida de alunos da Apae por meio do esporte. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal, busca promover o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos participantes através do tênis adaptado. Com a coordenação da ex-tenista profissional Claudia Chabalgoity, o programa é uma oportunidade de os alunos vivenciarem na prática uma das modalidades esportivas mais tradicionais do mundo, de forma inclusiva e adaptada às suas necessidades.


Desde agosto, os treinos estão sendo realizados nas terças e quintas-feiras, na quadra esportiva da Apae Lajeado, com aulas conduzidas pelo educador físico Felipe Pedó e o estagiário João Henrique Fuchs Konrath. Claudia Chabalgoity, com grande experiência em competições internacionais, incluindo Jogos Panamericanos e Olimpíadas, se dedica à inclusão social por meio do esporte, aplicando suas metodologias que buscam o autoconhecimento e a autonomia dos alunos.


Um esporte integrativo


O projeto “Tô no Jogo - Tênis Integrativo”, como também é chamado, vai além do aprendizado técnico do tênis. Seu foco está no desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos participantes. O programa conta com uma equipe multidisciplinar que adota uma abordagem inclusiva e respeita as particularidades de cada aluno. “A prática esportiva, especialmente o tênis, é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das funções executivas e para o aprimoramento de habilidades essenciais para a vida escolar, social e profissional. Estudos comprovam que o exercício físico melhora a memória, a regulação emocional e a flexibilidade cognitiva, sendo extremamente benéfico para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, o TEA”, conta  Claudia Chabalgoity. Devido a cancelamentos de voos, Claudia infelizmente não pôde estar presente no evento e acompanhou de forma remota, enviando um vídeo, onde explicou o projeto e agradeceu a todos.


Inclusão e empoderamento


A diretora da Apae Lajeado, Ana Paula Rech, ressalta a importância da continuidade e da profissionalização do projeto. “O projeto iniciou de forma voluntária em 2023 e hoje, com o apoio do Ministério do Esporte e empresas locais, conseguimos oferecer aulas de tênis de alta qualidade, com profissionais especializados e toda a estrutura necessária. O mais gratificante é ver os resultados na autoestima e no desenvolvimento motor e social dos alunos”, diz.  Para Ana Paula, o programa não é apenas uma nova modalidade, mas uma forma de transformar a vida dos alunos, proporcionando dignidade, superação e novas perspectivas para o futuro.


O educador físico responsável pela condução das aulas, Felipe Pedó, percebe em quase dois meses a evolução e dedicação dos alunos “O que mais me motiva é ver a entrega e o entusiasmo dos alunos. Desde o início, trabalhamos a coordenação motora fina e grossa, e ver o desenvolvimento deles é incrível. O tênis é um esporte que exige precisão e o fato de estarmos promovendo isso em um ambiente adaptado é muito gratificante.”


Kauê Borges, um dos alunos que está participando do programa, compartilhou sua experiência: “Está sendo bem divertido. Eu tenho problema na mão, mas está sendo mais fácil do que imaginei. Consigo jogar bastante e fico muito animado quando tenho aula de tênis. Eu estou gostando muito de aprender esse esporte.”


Para o presidente da Apae Lajeado e também da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Marco Antônio Moresco. o lançamento do programa é um marco importante. Marco destaca a relevância da modalidade para os alunos e suas famílias: “É um projeto novo, mas que já mostra grande potencial. Ele abre portas para os alunos se envolverem em uma prática esportiva, o que fortalece sua autoestima e amplia suas possibilidades. Além disso, é um esporte que está em alta e sonhamos que possa ser levado até as Olimpíadas das Apaes no próximo ano.”

Para o coordenador da educação física da Federação das Apaes, Paulo Antoni, como qualquer tipo de prática esportiva, sempre que se tem alguma inovação, ela é bem-vinda. “Isso traz aos alunos diversidade nas opções e oportunidades de se desenvolver. E isso a gente vai transpassando para todos os outros. É um primeiro passo, é uma modalidade nova dentro do movimento apaeano. E isso sempre é positivo”, conta. Segundo Antoni, essas modalidades oferecem oportunidades e que todos tenham acesso a elas”.


Agradecimentos e parcerias


O programa “Apae Lajeado Está no Jogo” conta com a parceria de empresas locais que se tornaram patrocinadoras do projeto, como Atlas, Baldo, BRDE, Benoit, Fruki Bebidas, Goemil, Medical San, Herval e Mondial. “Sem o apoio dessas empresas e da Lei de Incentivo ao Esporte, não seria possível realizar este projeto. Eles são fundamentais para que a inclusão social aconteça na prática”, destacou Claudia.




 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

APAE Lajeado

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo).

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado.

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  98585-4695

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Instagram

© 2025 APAE Lajeado/RS - Brasil

bottom of page