Sala Snoezelen
A palavra SNOEZELEN significa “snuffelen”, ver e explorar; e “doezelen”, relaxar, Snoezelen vem da metodologia Holandesa / MSE vem do Multi Sensory Enviroment que são ambientes multissensoriais, criado nos Estados Unidos, é um conceito multifuncional em ambiente interno, criado para oferecer estímulos que despertam e liberam as percepções sensoriais.
A Sala permite a estimulação dos sentidos primários como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir a necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos, oferecendo efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos com mudanças neuropsicológicas e oscilações neurais.
Após a idealização do projeto e o estudo de viabilidade para implantá-lo na APAE de Lajeado, a busca de financiadores através de projetos, possibilitou a execução total de um de uma Sala Snoezelen completa e diferenciada e também a capacitação da equipe. Os recursos vieram através do COMDICA de Lajeado, Banco do Brasil e Tri legal TCHÊ. Durante o processo de execução e finalização da Sala também tivemos inúmeros apoiadores e parceiros que contribuíram com materiais e serviços indispensáveis para que chegássemos ao resultado final. Um ambiente encantador, relaxante e terapêutico.
A implantação da Sala SNOEZELEN aumenta cada vez mais o compromisso da APAE de Lajeado e de toda a equipe em desenvolver ações terapias e que contribuam para a reabilitação e qualidade de vida das pessoas com deficiência.
A APAE de Lajeado acredita ser de extrema importância para os usuários (pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo) a implementação destes recursos para reabilitar indivíduos. São terapias alternativas que podem auxiliar no desenvolvimento do potencial de pessoas com dificuldades extremas. A sala funcionará como espaço físico para realização de atividades terapêuticas, com sessões individuais de 45 minutos ou outra indicação prescrita por médico ou terapeuta. Poderão trabalhar no espaço mais de um terapeuta simultaneamente, permitindo maior número de atendimentos.
A terapeuta ocupacional Cristiana Gollo, a psicóloga Mônica Baldasso Araújo e a fisioterapeuta Jussié Alba que foram capacitadas, estarão utilizando o espaço como terapeutas.