top of page

Prefeitura de Lajeado e APAE fazem parceria para ampliar atendimentos no município

A Prefeitura de Lajeado e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) assinaram na tarde desta segunda-feira, 06/11, um convênio que irá ampliar a prestação de serviços de saúde para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo de Lajeado. A APAE já oferece o serviço especializado para as pessoas com deficiência de toda a região. Agora, com o novo contrato, aumentará o número de vagas e a oferta de atendimento, exclusivamente para moradores do município, em um novo endereço. O projeto irá funcionar em uma sala no Garden Open Mall, um conjunto comercial que fica na BR-386, 2.220. Participaram do ato de assinatura o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, o presidente da APAE de Lajeado, Marco Antônio Moresco, a vice-presidente da APAE, Ana Cecília Togni, o secretário municipal da Saúde, Cláudio André Klein, e a diretora da APAE, Ana Paula Rech.


- Estamos dando um grande passo no atendimento de pessoas com deficiências por meio de uma nova parceria com uma entidade especializada neste tipo de trabalho, a APAE. Queremos que estas pessoas possam se desenvolver da melhor forma, com o auxílio de especialistas, e assim possam atingir o seu potencial - disse o prefeito, Marcelo Caumo.


O projeto prevê avaliação e atendimento clínico, e o valor a ser repassado pela Prefeitura para um período inicial de 36 meses será de R$ 2.574.688,36. Pelo convênio, serão cerca de 480 atendimentos mensais a serem feitos pela entidade apenas para moradores de Lajeado. O serviço contará com profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia. O trabalho deverá iniciar em até 90 dias após a assinatura do contrato, e depois os pagamentos serão feitos mensalmente pelo município.


- Sem a parceria da administração municipal, seria impossível realizar este sonho de ampliar os atendimentos na área da saúde para pessoas com deficiência em Lajeado - comemorou o presidente da APAE, Marco Antônio Moresco.


O encaminhamento para os atendimentos será feito por meio da Secretaria Municipal da Saúde. A pessoa com deficiência deverá primeiramente passar pelo atendimento da rede básica de saúde (postos de saúde) para depois ser encaminhadas ao atendimento especializado. No local, ela fará a avaliação cognitiva para elaboração do laudo e do plano terapêutico para então passar a receber os atendimentos especializados nas áreas necessárias, conforme critérios já estabelecidos pela entidade.


O novo espaço de atendimento não provocará nenhuma mudança nos serviços já prestados pela APAE na sede do bairro São Cristóvão, que continuarão a ser realizados da mesma forma como vem sendo feito até hoje.


Texto: Francini Ledur/Prefeitura de Lajeado


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page