top of page

Famílias e profissionais celebram Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A celebração pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo esse ano ocorreu na tarde de domingo (2) no Parque Ney Santos Arruda. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Lajeado) organizou a ação “Um domingo azul no Parque” e contou com a presença das famílias e profissionais. No evento, foram entregues adesivos, folders e revistas institucionais da entidade. As mães e profissionais, produziram o “Bolinho do Bem”, em prol da Apae. O encerramento da ação contou com todos soltando balões azuis ao céu.


A diretora Ana Paula Rech conta que celebrar o dia 2 de abril é valorizar as pessoas com autismo, suas famílias e as mobilizações diárias por uma melhor qualidade de vida e garantia de direitos. “É uma data festiva, mas que merece reflexão e planejamento para que nunca deixemos de avançar e conquistar. “A Apae celebra com as famílias e deseja ser referência e apoio para todos que precisarem. Foi especial encontrar as nossas famílias e estarmos unidos em uma grande corrente de afeto e cumplicidade. Buscamos constantemente valorizar, reconhecer e respeitar as características de cada pessoa com autismo”, diz.


Há 27 anos, durante toda a trajetória na Apae de Lajeado, Ana Paula acompanhou o crescimento expressivo dos diagnósticos e junto com eles, a necessidade de formação, estudo, mais oportunidades de atendimento e acompanhamento para que as pessoas com autismo possam desenvolver todas as suas potencialidades. “A escola de educação especial, os atendimentos na área clínica, o acompanhamento médico e apoio psicossocial são serviços estruturados disponíveis para os nossos assistidos”.


O presidente da Apae, Marco Antônio Moresco, agradece a presença de todas as famílias, feliz que o tempo colaborou e todos puderam aproveitar o ambiente agradável do Parque com o objetivo maior da data, que é conscientizar sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA), o direito e a luta deles.


A professora Giovana Schossler faz parte da Comissão Organizadora da ação e conta que foi desafiador pensar em outra ação diferente da caminhada, já que a data caiu em um domingo, mas foi excelente ver a participação das famílias, “Ficamos muito felizes e orgulhosos. Pois fizemos a proposta de mudar o formato da ação e nossas famílias não mediram esforços para participar. Mesmo que alguns não toleram ficar muito tempo nos lugares, estiveram lá aproveitando o domingo junto com a família e amigos”.


A ação contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de Lajeado e da Ervateira Tertúlia.


Realização como mãe


A história da família do Murilo com o Transtorno Espectro Autista iniciou há nove anos, quando nascia o único filho do casal, até então. A mãe Adriana Schroeder conta que percebeu que o filho demorou para sentar, caminhar e falar, por isso buscou a ajuda de profissionais.


Foi com mais de dois anos que Murilo recebeu o diagnóstico. “Até então quando ele chorava e eu não entendia o motivo, buscava dar carinho e amor”, diz. Murilo foi para a creche e a mãe afirma que ele começou a ser estimulado no convívio com outras crianças. “Com as terapias na Apae e na escola, melhorou muito. Com quatro anos foi estudar na Apae e como pais de crianças com autismo aprendemos a entender que não é só o ler ou escrever, queremos que eles evoluam, mas que seja prazeroso para eles. Eu quero que ele seja feliz acima de tudo”, diz emocionada Adriana ao salientar o quanto confia nos profissionais da instituição.


No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a família destaca que querem que outras pessoas saibam o que é, como tratar, que não é uma doença, que não é contagioso, que é um jeito diferente de ser e que tenham contato com eles. “Hoje minha vida é só alegria, sou realizada. Ele é um presente de Deus. Tivemos grandes batalhas, mas muito aprendizado e em nossa casa valorizamos cada pequena conquista. Sempre o apoiamos e falamos que ele tem capacidade de ser e fazer o que quiser”.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page