Apae recebe atletas do Lajeado Open em ação de integração e inclusão
- apaelajeado
- 31 de out. de 2025
- 2 min de leitura
A quinta-feira (30) foi de muita energia e alegria na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que recebeu atletas e organizadores do Lajeado Open dentro das ações do projeto “Apae Lajeado Está no Jogo”. O encontro, que inicialmente aconteceria nas quadras do torneio profissional no Clube Tiro e Caça (CTC), foi transferido para a sede da instituição, onde alunos, professores e convidados compartilharam momentos de aprendizado e integração.
Participaram da atividade a coordenadora do projeto, Claudia Chabalgoity, o coordenador do Lajeado Open, Ney Arruda Filho, o tenista Nathan Muniz e o ex-tenista profissional Mauro Menezes. Juntos, eles conduziram uma prática de tênis adaptado repleta de envolvimento e entusiasmo.
Conforme a coordenadora Claudia, o momento reforça o papel transformador do esporte. “É uma honra muito grande ter a Apae de Lajeado como Apae piloto aqui no Rio Grande do Sul. Estamos formando uma rede de profissionais comprometidos e com uma equipe muito boa. A ideia é crescer nesse sentido, trazendo o tênis oficial, adaptado dentro de um olhar integrativo”, explica. Claudia conta que os alunos têm apenas um atraso de desenvolvimento, mas nada que os impeça de jogar tênis. “O que fazemos é adaptar o esporte para eles, garantindo que todos possam participar e se divertir.”
O coordenador do Lajeado Open, Ney Arruda Filho, destaca a alegria em unir o tênis profissional a um projeto de inclusão. “Quando surgiu a oportunidade de integrar o Lajeado Open com o projeto, toda a equipe ficou muito empolgada. O tênis tem muitas virtudes enquanto esporte, e esse projeto traz essas virtudes para a educação e a convivência inclusiva. Para nós, é um privilégio participar dessa experiência tão rica”, afirma.
O jovem tenista Natan Muniz, que vem se destacando em competições estaduais e nacionais, também adorou o convite. “Os meninos estão super treinados, jogando muito bem. Gostei de vir aqui, conhecer o trabalho e jogar com eles. Foi uma experiência incrível”, contou o atleta, que começou a praticar o esporte ainda na escola e hoje acumula títulos em torneios regionais e brasileiros.
Já o ex-tenista profissional Mauro Menezes, que representou o Brasil em torneios de Grand Slam e na Copa Davis, conta a emoção de participar da atividade. “É fantástico estar aqui. Jogo tênis desde pequeno, e poder passar um pouco dessa alegria no esporte, dessa forma divertida de jogar, é maravilhoso. A Apae está de parabéns. É uma satisfação enorme participar e ver de perto o entusiasmo das crianças”, diz.
Mesmo com a mudança de local, a manhã foi marcada por sorrisos, integração e entusiasmo, reafirmando o compromisso da Apae Lajeado com a inclusão, o desenvolvimento e a valorização das potencialidades de cada aluno por meio do esporte.
Projeto “Apae Lajeado Está no Jogo”
O projeto “Tô no Jogo - Tênis Integrativo”, como também é chamado, vai além do aprendizado técnico do tênis. Seu foco está no desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos participantes. O programa conta com uma equipe multidisciplinar que adota uma abordagem inclusiva e respeita as particularidades de cada aluno.
O programa conta com a parceria de empresas locais que se tornaram patrocinadoras do projeto, como Atlas, Baldo, BRDE, Benoit, Fruki Bebidas, Goemil, Medical San, Herval e Mondial.

































































































































Comentários