top of page

Lançamento do Ovelhaço

Na noite de quarta-feira (21) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (Apae) realizou no Salão de Eventos da instituição o Lançamento do Ovelhaço, evento comemorativo aos 48 anos da instituição, que será no dia 20 de outubro às 12h na Paróquia São Cristóvão. Organizado pela diretoria da Apae, a cerimônia de Lançamento marcou a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorada de 21 a 28 de agosto, que leva o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.


No evento, foi apresentada a proposta para o Ovelhaço e aberta oficialmente a divulgação, comercialização de patrocínios e a venda dos cartões. A diretora social da Apae, Ana Cecília Togni, faz parte da comissão organizadora e afirma que a atividade foi pensada para que o aniversário este ano fosse comemorado de uma maneira diferente. “Além de celebrar a data, queremos arrecadar fundos para a instituição, para a manutenção da Apae, e mais do que convidar a comunidade, queremos a presença das famílias apaeanas, clubes de serviço e patrocinadores, para que possamos pensar sobre a caminhada de 48 anos da Apae e o quanto a entidade cresceu”. Ana ainda salienta que é preciso agradecer aos profissionais que passaram e ainda estão na instituição pelo esforço e dedicação. Segundo ela, é preciso pensar no futuro para que possam seguir atendendo os alunos e usuários com todos os recursos que eles necessitam.


O presidente da Apae, Régis Kunrath, foi o idealista do evento, após participar de um evento nas Missões que foi a base de ovelhas. “Trouxe a sugestão para o grupo da diretoria e todos apoiaram. Queríamos fugir do comum na realização desse aniversário e pensar em algo diferente”. Kunrath afirma que para o aniversário, irão contar com a parceria e apoio dos Clubes de Serviço. “Será um evento que não estamos acostumados a ver no Vale do Taquari e após o almoço contaremos com o show de humor do Zé Calvi de Encantado”.


Semana Nacional da Pessoa com Deficiência


A diretora da Apae, Ana Paula Müller, destaca que aproveitaram a data significativa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência para lançar a programação dos 48 anos da Apae Lajeado. Segundo Ana, essa e a próxima semana terão programação interna extensa. Em todo Brasil são mais de 2.200 unidades apaeanas e mais de 350 mil pessoas com deficiência. “Nessa Semana, queremos combinar comemorações festivas para os alunos, com eventos técnicos para os profissionais e também programação para a comunidade, que esse ano se caracteriza com as rodas de conversa para os educadores de Lajeado e região”.


Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto. Esse ano a programação será extensa para os colaboradores e alunos da instituição. No dia 21 de agosto os alunos participaram nos turnos da manhã e tarde de um dia inteiro de brincadeiras na Casa de Festas Colorá. Na quinta-feira (22) pela manhã ocorreu uma oficina de dança para os alunos. Já a tarde, diversas brincadeiras com balões para os alunos. Às 19h os profissionais participaram da palestra: Manejo e intervenção escolar com alunos de inclusão, no auditório do Sicredi Languiru, em Teutônia.


No dia 23 de agosto ocorre a Gincana de integração com a participação dos pais. Na segunda-feira (26) das 13h30min às 16h30min tem Balada Especial em Teutônia com as Turmas dos EJAS. Terça, dia 27, ocorre o Encontro dos profissionais das Apaes em Taquari (não terá aula, nem atendimento clínico). E para fechar, no dia 28 de agosto, das 10h às 11h tem Show com integrantes da banda Bico Fino Brothers Band. Das 18h às 19h30min tem Roda de conversa com professores da rede municipal de Lajeado.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page