top of page

Usuário tatua marca da APAE no braço

Foi nas férias escolares que o usuário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Sander Moreira (38) decidiu tatuar o logotipo da entidade no braço. Natural de Cachoeirinha, Moreira está na APAE há 24 anos e atualmente é atendido pelo Grupo de Convivência da instituição. Quando visitou a tia Darli em Cachoeirinha e conversou com o tatuador, retirou do bolso a marca da entidade que frequenta duas vezes por semana.


A mãe Neli Moreira (60) conta que se surpreendeu com a ideia do filho. “Quando fui ver, ele estava conversando com o tatuador e me pediu para desenhar a marca da instituição. Falei que podia e ele ficou feliz e foi logo marcar o horário”. A mãe conta que a decisão foi de Sander, que sempre foi apaixonado pela instituição. “Nos dias que ele vai para APAE, quem me acorda é ele”, diz a mãe.

Neli afirma que quando ele chega em casa, sempre tem novidades sobre a manhã. “Chega contando as oficinas que participou, que os desenhos dele foram elogiados e que dançou com os amigos”, conta.


O usuário confessou que fez a tatuagem com o logotipo da instituição, porque a APAE é a vida dele. E Neli confessa que se é a vida do filho, também é dela. “Eu vivo por ele, então a APAE também é tudo para nossa família”. Segundo a mãe, a instituição o ajudou muito no desenvolvimento, quando aprendeu a ler, escrever e muitos outros aprendizados. “Muitas vezes penso em morar em outra cidade, mas a Associação de Lajeado é muito desenvolvida, ele participa de atividades e os profissionais são totalmente dedicados”.


Sander Moreira tem síndrome de down, é um apaixonado pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, desenha tão bem que já venceu concursos e adora estar entre os amigos. Na APAE sempre foi destaque no Grupo de Dança e em Olimpíadas Regionais, Estaduais e Nacionais ao disputar as categorias de tênis de mesa, natação e ginástica artística.

Nota de esclarecimento

A direção da APAE de forma alguma se refere a qualquer pessoa com deficiência com termos pejorativos ou inadequados. Acima de tudo, o respeito por todos que acessam a APAE de Lajeado e suas famílias.


Usuário é um termo técnico utilizado na política pública de Assistência Social para designar seu público de atendimento, ou seja, Sander no momento não é mais aluno da escola, pois já passou por todo o ciclo escolar e hoje é um adulto que frequenta o Grupo de Convivência da Assistência Social na instituição.


Usuário inclui não somente o cuidado biológico, mas também o psicossocial, engloba o indivíduo em todas as suas dimensões. Podendo ser a pessoa que recebe um tratamento curativo, preventivo de saúde ou de educação e assistência social.

Vale ressaltar, que na APAE, quando um aluno encerra seu ciclo escolar, tem a possibilidade de se manter vinculado à instituição, e essa forma é sendo usuário dos Grupos de Convivência, que visam manter os laços sociais e comunitários.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page