Please reload

Posts Recentes

Lajeado realiza Conferência Municipal de Assistência Social

26/07/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

APAE comemora 47 anos neste domingo

18.10.2018

No domingo (21) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) completa 47 anos de ações permanentes em prol das pessoas com deficiência intelectual múltipla e autismo. Para celebrar a data na instituição, foi organizada essa semana, uma comemoração simbólica com os alunos e profissionais cantaram parabéns e saborearam uma torta pelo aniversário da APAE. Os alunos são incentivados a valorizar a escola que frequentam, sintam orgulho e satisfação por estarem.  

 

Desde 1971, muitos foram os desafios, as conquistas e as mudanças. Mas a semente que foi plantada germinou e cresceu. Segundo a diretora Ana Paula Müller, o coração transborda de alegria reconhecendo o trabalho e empenho de todas as pessoas da comunidade que foram corajosas e determinadas na implantação de um serviço prioritário para as pessoas com deficiência e suas famílias.

 

A diretora agradece os profissionais mais antigos e os mais recentes, as diretorias que se renovam ou que permanecem engajadas por muitos anos, para as famílias que estão chegando e aquelas que já percorreram um longo caminho na instituição aqui dentro, eterna admiração e respeito. São contribuições únicas, memórias e principalmente, motivação para as equipes que agora estão à frente da APAE de Lajeado. “O compromisso é imenso quando nos comprometemos em melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e suas famílias. Reabilitar, escolarizar, incluir e atuar na defesa de direitos das pessoas com deficiência, exige capacidade técnica, formação permanente e um coração sensível, preparado para fortes emoções, histórias surpreendentes, lutas e vitórias comemoradas diariamente”.

 

Sempre presente

 

O presidente da APAE de Lajeado, Régis Luis Kunrath, faz parte da diretoria da há 19 anos e busca estar presente na rotina diária da instituição e acompanhar todo o desenvolvimento. “Poder compartilhar momentos com funcionários, usuários e pais e retribuir tudo que a gente tem. Hoje, no trabalho da APAE existe profissionalismo. Queremos dar sempre o melhor a todos, sempre buscando mais qualidade de vida e que tenham mais independência”, diz. Kunrath destaca que um de seus desejos era que as famílias participassem mais ativamente do desenvolvimento da instituição, abraçando junto a causa. Um dos desejos é que as famílias sejam mais presentes e participem de todo o desenvolvimento, abraçando junto a causa.

 

Uma instituição do bem

 

O aluno João Vitor Soares de 14 anos é muito feliz em fazer parte da instituição. Basta ver ele na sala de aula ou em espaços de lazer, alegre com os amigos. O jovem adora estudar e aprender na instituição. “A APAE tem uma história boa e é uma escola muito bonita. Gosto daqui. Desejo que nesse aniversário ela continue na alegria que está e com essas professoras queridas, colegas, diretora, coordenadora e quero tudo de bom para a APAE”, diz o aluno.

 

Para Gustavo dos Santos de 13 anos é um prazer estudar na instituição. Ele gosta de fazer contas, de brincar com os amigos e afirma ser muito nfeliz na APAE, minha professora dá muito carinho e me deixa feliz. Desejo que a APAE tenha muita festa e muita saúde e sucesso.

 

Um pai presente e amoroso

 

Na reunião do mês de setembro o membro da diretoria Ruy Rieth deu um depoimento contando o início da APAE. Ele é pai do aluno Aquiles, de 45 anos que participa da instituição desde pequeno. O pai sempre foi presente e como membro da diretoria desde a época, acompanhou todas as dificuldades e conquistas da APAE, sendo um apoiador incondicional que lutou pela APAE. “Ruy comoveu toda a diretoria como o membro mais antigo da APAE. O depoimento teve muito valor e serviu como incentivo para continuar lutando pelo crescimento da entidade”, diz Ana Paula.

 

História da APAE

 

A entidade foi fundada em 21 de outubro de 1971, por um grupo de lideranças do município, pela urgente necessidade de oferecer atendimento a grande camada de pessoas com deficiência sem atendimento específico. O movimento cresceu rapidamente, sempre com apoio e comprometimento de toda a comunidade e com boas administrações ao longo de todos esses anos. Primeiramente funcionando em sala cedida, quando em seguida, adquirido um terreno com casa (chalé) passando então a funcionar em local próprio onde até hoje se localiza. Foi projetado um prédio inicial e desde então, feitas várias ampliações e melhorias, adequando os espaços para uma melhor acessibilidade. Em todos estes anos sempre teve um grande apoio da comunidade local.

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Please reload

Arquivo

APAE Lajeado

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo). 

Newsletter

 Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado. 

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  3714-3098

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

(51)  98585-4696

  • YouTube - Apae Lajeado
  • Instagram - White Circle

© 2019 APAE Lajeado/RS - Brasil