top of page

Programação especial na Semana da Pessoa com Deficiência

O mês de agosto é extremamente importante e significativo para todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) do Brasil. Dos dias 21 a 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Todos os anos a Federação Nacional das APAES propõem um tema específico para reflexão e debate, mobilizando as unidades apaeanas junto as suas comunidades, usuários, alunos e familiares. Este ano o tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”.


A APAE de Lajeado começou as atividades no fim de semana, quando realizou no sábado (18) um Almoço Festivo para as famílias, amigos, profissionais e Diretoria como Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento reuniu mais de 400 pessoas na Paróquia São Cristóvão. Além do almoço, as crianças puderam brincar com o palhaço e animador “Teta”, brinquedos infláveis e ainda a animação do “Flopi” da Florestal Alimentos.


A diretora da APAE de Lajeado Ana Paula Müller afirma que a família da pessoa com deficiência faz um movimento fundamental e muito consciente para implantação de políticas públicas coerentes e que contemplem a necessidade das pessoas com deficiência, na escola, família, sociedade e mundo do trabalho. “Cabe a nós da APAE ouvirmos as famílias e oferecermos apoio, representatividade e voz. Devemos auxiliar e orientar para que tenham conquistas permanentes e justas, defender os direitos das pessoas com deficiência e mobilizar pais e cuidadores para que se envolvam de forma atuante, participativa e dinâmica em todo o processo de escolarização, reabilitação e inclusão”, diz.


A direção e profissionais reconhecem e se inspiram diariamente com a atuação das famílias, no cuidado, proteção e luta por uma melhor qualidade de vida para seus filhos. “Desejamos fortalecer a confiança e responsabilidade que ambos assumimos em relação às pessoas com deficiência, enquanto profissionais e famílias”, conta Ana.


Amores que ultrapassam barreiras


A dona de casa Roseli Weizemann sempre buscou os benefícios para o cuidado com o filho Gustavo dos Santos de 13 anos que estuda na APAE de Lajeado e tem deficiência física e intelectual. Moradores de Arroio do Meio, quando o menino tinha quatro anos de vida precisaram ser muito fortes. Foi devido a um acidente grave de carro que Gustavo foi atingido por um caminhão e perdeu parte dos movimentos das pernas e braços, ficando também com dificuldade na fala. A mãe Roseli afirma que a batalha foi longa e hoje ficam felizes e satisfeitos com todo o auxílio que tem pelas políticas públicas, que fizeram com que Gustavo melhorasse muito.


Quando pequeno frequentou a AACD em Porto Alegre e depois passou a ir nos atendimentos clínicos da APAE como fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapia e hidroterapia na piscina, além da equoterapia. “No início meu filho não aceitava as crianças da APAE. Ele tinha outra consciência e recusava a deficiência que adquiriu no acidente. Tinha preconceito com os outros e ele mesmo. Mas desde o ano passado a APAE o auxiliou muito e hoje frequenta a escola todos os dias”, conta feliz a mãe.


Atualmente Gustavo conta com os benefícios de medicamentos recebidos do Estado, fisioterapeuta, psiquiatra e transporte pela saúde de Arroio do Meio. Além deles a escola da APAE de Lajeado. A mãe afirma que sempre buscou os direitos para o filho como acesso aos postos de saúde, defensoria pública e outros. “E a APAE auxiliou muito. Gustavo era agressivo e hoje está calmo, carinhoso e paciente. Fico muito feliz em poder contar com todo o amparo de saúde e educação para ver meu filho bem, podendo ter uma vida normal e feliz. Sempre lutarei pelos direitos dele”, diz a mãe.


Programação


Confira a programação da APAE de Lajeado para a Semana.


21.08 – Encontro dos profissionais das APAES em Bom Retiro do Sul (não terá atendimento na APAE);

22.08 – Dia de maquiagem artística – cada turma no seu turno de aula;

22.08 – 13h30min - Balada Especial – Bar La Bodeguita – Teutônia – turmas EJAS III e IV;

24.08 – Encontro Regional de Reabilitação na Univates – para profissionais da clínica

- Festa Especial na Casa de Festas Enter T – turmas: Educação Infantil; Ciclos e EJAS – cada turma no seu turno;

28.08 – Encerramento da Semana - festa no salão de eventos da APAE com DJ Floyd e distribuição de algodão doce.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page