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Dia Nacional da Equoterapia é comemorado na APAE

O Dia Nacional da Equoterapia foi comemorado com prática e a parceria de sempre dos cavalos “Amigo e Pitiço” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE). Na manhã e tarde dessa quinta-feira (9) a Equipe Equovita preparou no Parque do Imigrante uma programação especial para algumas turmas da escola a fim de valorizar a equoterapia e a importância do uso do cavalo como instrumento terapêutico no processo de reabilitação de praticantes com deficiência.


Dessa vez a proposta envolveu algumas turmas da escola, onde os alunos foram desafiados a realizar um circuito de psicomotricidade em cima do cavalo. A atividade foi monitorada pelo professor Rogério Worn, que auxiliou a equipe. A terapeuta ocupacional da Equipe Equovita, Cristiane Schneider, destaca que como realizam atendimentos semanais com pacientes, pensaram em promover um espaço para os alunos da escola, contemplando alunos para terem um dia diferente. “Essa atividade de circuito desenvolvida pelo professor de educação física fez com que trabalhassem questões motoras, psicológicas e cognitivas”, diz.


Nas atividades da equoterapia, a terapeuta afirma que percebem constantemente resultados por ter o cavalo como facilitador. “O cavalo para nossas crianças é um instrumento terapêutico de grande valia, pois elas se sentem motivadas, interessadas e vem com muito mais entusiasmo. Não é apenas um atendimento ou um exercício, é muito mais do que isso para eles”, conta.


A psicóloga da Equipe Equovita, Camila Mendes, trabalha na equoterapia há 10 anos. Segundo ela, essa evolução da prática acontece de forma gradual, sendo um processo em que percebem evolução cognitiva em relação a atenção, memória, funções executivas e a capacidade de vínculo com o cavalo que é um facilitador, além das questões motoras. “Os pais trazem muito esse retorno, pois observam e participam de todo o processo”.


A diretora da APAE, Ana Paula Müller, parabeniza com carinho toda a equipe em reconhecimento pelo profissionalismo nos atendimentos e pelo comprometimento com cada praticante e famílias. “A minha gratidão por cada passo, cada hora de atendimento, pelos progressos conquistados na vida de cada praticante. Comemoramos o Dia Nacional da Equoterapia com muito orgulho”, diz agradecida a diretora.


Para o aluno da APAE Lucas Bald de 14 anos o dia será sempre lembrado. “Achei um dia bonito, gostei de andar no cavalo pois nunca tinha andado. Gostei da atividade e quero voltar mais vezes”, diz.


Já Wesley Rodrigues (12) conta que o cavalo é um dos animais preferidos. “Foi muito legal andar a cavalo. Gostei do circuito e de jogar a bola no arco de cima do cavalo”, conta feliz o aluno.


Equovita


O projeto de equoterapia desenvolvido pela APAE de Lajeado ocorre todas as quintas-feiras, no Parque do Imigrante, oferecendo atendimento aos usuários da instituição. As atividades são desenvolvidas desde maio de 2008, atendendo semanalmente 20 praticantes. A APAE conta com uma equipe de seis profissionais, entre eles: auxiliares guias, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e estagiária de Educação Física, além de dois cavalos.


A Equoterapia


Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Emprega-se o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico, envolvendo assim os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final. Desta forma consegue-se também desenvolver novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.


Toda atividade relacionada a equoterapia deve se basear em fundamentos técnico-científicos e ser desenvolvida por equipe multiprofissional, que envolva o maior número possível de áreas profissionais nos campos da saúde, educação e equitação.


Alguns dos objetivos da Equoterapia são promover a organização e a consciência corporal; oferecer sensações de ritmo; motivar o aprendizado, encorajando o uso da linguagem; aprimorar o equilíbrio e da postura; melhorar a memória, a concentração e a sequência de ações; desenvolver a coordenação motora ampla e fina e aumentar a autoestima, facilitando a integração social.


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