top of page

Oficina do Chimarrão para Mães

Foi para ensinar mais sobre a arte gaúcha que na tarde de segunda-feira (2) o conhecido na região como “Mestre do Chimarrão” Ademar Fritz (67) esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para realizar uma oficina com as famílias de alunos e usuários do Grupo de Mães Saber Viver. O encontro foi realizado na sala de integração das mães onde Fritz ofereceu diversas dicas valiosas sobre a elaboração do chimarrão, além de mostrar formas diferenciadas de produzir o amargo.


Para Fritz, natural de Lajeado, que trabalha há mais de 30 anos com o chimarrão, foi a primeira vez que esteve na APAE e realizou uma ação social. “Foi muito informal. No convívio com elas, parecia que já nos conhecíamos. Valeu a pena e me tocou muito de ver que apesar de todos os problemas que as mães têm, são muito alegres e unidas”, diz. Para Fritz, foi uma experiência única, já que está encerrando as apresentações. O gaúcho trabalhou no Galpão Crioulo da RBS TV por mais de 24 anos. “Morei neste bairro e pude ver o início da instituição. Gostei muito”, afirma Fritz, que retorna na quinta-feira (5) para mais uma oficina com as mães que frequentam a instituição no turno da manhã.


A assistente social da APAE Manuela da Costa conta que é elaborado um estudo com as famílias para questionar temas que interessem e o chimarrão foi uma das questões levantadas. “Elas queriam aprimorar um pouco a elaboração do chimarrão até pela tradição gaúcha. Fritz é uma figura pública conhecida na região toda. Aproveitamos que teve disponibilidade e veio de forma voluntária. Foi um momento de integração muito interessante”, diz. Para as mães que ficam no aguardo dos filhos na APAE o objetivo é que realizem atividades em grupo, por isso a entidade busca proporcionar momentos de socialização e oficinas de aprendizagem.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page