top of page

Caminhada da Apae celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Na manhã desta quarta-feira (03) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizou a tradicional Caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento que teria sido no dia 2 de abril e foi cancelado pela instabilidade no tempo, iniciou na Avenida Piraí, em frente ao Sicredi e terminou na praça da Lyall com a banda do Grupo Arte Inclusiva e os balões azuis voando pelo céu. Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a defesa de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aproximadamente 100 pessoas participaram da ação. Durante a semana, mais atividades serão realizadas com os alunos da entidade.


A diretora Ana Paula Rech conta que a caminhada é super tradicional, traz visibilidade, comemora e interage com a comunidade. “Alteramos o local para prestigiar o nosso bairro, que é bonito, acessível e de fácil deslocamento para os alunos. O que mais desejamos é reconhecimento, menos preconceito e que aceitem as pessoas com as suas particularidades.” Segundo Ana, a Apae valoriza e admira os esforços de todas as famílias, sempre em busca da mobilização e do empenho por mais qualidade de vida e desenvolvimento.


Para a vice-presidente, Ana Cecília Togni, que faz parte da diretoria da Apae há 30 anos, a cada momento e ano a emoção é diferenciada. “Realizar a Caminhada no bairro São Cristóvão, que está tão evoluído e progressista, ver as empresas e pessoas aplaudindo e abanando, significa que a conscientização do espectro autista está aflorada nas pessoas que estão percebendo que quanto mais precocemente for identificado, melhor será o suporte para o desenvolvimento da criança, para que se insira na sociedade, na escola e outros espaços, aprendendo dentro das suas potencialidades e possibilidades”, diz.


Segundo Angela Maria Almeida, avó da aluna Ketlin Gabriela, de 8 anos, nos quase cinco anos que a neta frequenta a Apae é evidente o desenvolvimento e os aprendizados. “Nós mudamos muito desde que ela entrou na Apae. Nos primeiros passeios não queria participar. Hoje em dia vamos devagar e ela gosta. Confesso que muitas vezes fico com receio de sair de casa e ela chorar ou pedir outra coisa e sermos julgadas. Meu sonho é que ela consiga cada vez melhorar mais na socialização e que não existam mais olhares de julgamento e preconceito. Sou muito feliz por ver ela feliz na Apae”.


Apae agradece aos parceiros da Rádio Independente, Tropical FM, Grupo A Hora e participação da Slan Lajeado, além do carro de som do Bruno Ruschel, perna de pau e balões de bichinho cedidos pela Space Kids, entre outros que auxiliaram para o evento desta quarta-feira.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page