top of page

Festa do Azul comemora Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Tudo amanheceu azul na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE). Durante os turnos da manhã e da tarde foi realizada a tradicional Festa do Azul no salão de eventos da instituição para comemorar o 2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. São aproximadamente 300 atendimentos entre escola e clínica na APAE, sendo mais de 70 pessoas com o diagnóstico do Transtorno Espectro Autista (TEA).


A diretora Ana Paula Müller destaca que as comemorações do Dia Mundial do Autismo, remetem primeiramente a um momento de reflexão e o quanto é preciso crescer em relação à conscientização, informação e apoio às famílias. “A APAE de Lajeado tem o compromisso de ofertar um atendimento de qualidade, combinando capacidade técnica, cuidado e defesa dos direitos das pessoas com autismo e suas famílias”.


Amor além da pele


Há oito anos na APAE de Lajeado a professora Elisabete Buffé decidiu celebrar o amor que tem pelas turmas de Transtorno Espectro Autista (TEA) com uma tatuagem no braço. Para Beti, professora da turma Ciclo II C Independização III e Ambientoterapia a importância desse mês é conscientizar e auxiliar na inclusão das pessoas com deficiência. “Nossa festa hoje também é para uma inclusão escolar. Para que todos os colegas da APAE possam ver a data como uma homenagem para eles”, conta Beti ao afirmar que aprende muito mais do que ensina. Segundo a professora, os alunos das turmas de independização precisam de rotina e foi com eles que aprendeu a ser ainda mais organizada. “Aprendi a entender os alunos por um olhar ou um gesto. Se é um choro de alegria ou de dor. Entendo o que estão sentindo”, conta.


Conforme a professora os alunos com autismo gostam de momentos de individualidade, mas na APAE buscam trabalhar muitas atividades em grupo para que também brinquem com os colegas e se integrem com as outras crianças. “Também levamos para fora da escola para socializarem. Vamos à farmácia, ao supermercado ou outro local. Queremos que se sintam incluídos e que os pais saibam que podem levar as crianças a locais públicos. Conseguimos perceber que os comportamentos já são bem diferentes após alguns passeios”.


Bate um coração Azul


A mãe do Nicolas (10) Luciliane Heming descobriu que o menino tinha autismo quando ele completou um ano e oito meses. “Ficamos bem abalados e demoramos a aceitar. Fizemos acompanhamento com psicólogo para a questão de aceitação e precisamos nos informar para conhecer o assunto”, conta a mãe.

Luciliane afirma que todos têm os mesmos direitos e que é preciso lutar dia a dia para diminuir o preconceito. “O Nicolas está na escola da APAE, eu faço parte do Grupo de Mães e estamos muito bem. Mas percebo que na rua ainda existe muito preconceito”.


Ivanir Mantovani é mãe do Everson de 14 anos. O jovem tem Síndrome de Down, Paralisia Cerebral e Transtorno Espectro Autista. “Sou muito feliz. É uma alegria ver ele na APAE. Temos um sentimento de proteção e um amor muito forte”, conta Ivanir lembrando o quanto o filho é carinhoso. “Eu não sabia nem o que era, tive que aprender a lidar com três deficiências. Mas se pudesse aconselhar as mães, diria para seguirem em frente, buscarem apoio e tratamento. Não parem nunca, nem desistam e amem incondicionalmente seus filhos”, diz.


Caminhada do Autismo


No próximo domingo (8) a partir das 15h30min profissionais, pais, alunos e usuários da APAE de Lajeado estarão em um QG no Parque dos Dick para entregar fitinhas comemorativas, folders e jornais às pessoas. Já às 16h30min também no Parque ocorre a Caminhada do Azul, quando todos caminharão vestidos de azul ao entorno do local com faixas e cartazes. Ao fim da Caminhada as famílias e crianças soltarão balões.


De acordo com Ana Paula a programação prevista para o próximo domingo deseja reunir as famílias em um espaço descontraído na comunidade para que seja palco desta grande manifestação de respeito às particularidades das pessoas com autismo.


Em caso de chuva o evento será cancelado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page