top of page

APAE oferece capacitação para profissionais

Na quarta (21) e quinta-feira (22) os profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) participaram de uma capacitação com o tema “A Prática Clínico Educacional com Pessoas Autistas: estrutura e organização de serviços de atendimento” com a professora Maria Elisa Fonseca, que falou sobre Estratégias de Trabalho para pessoas com TEA. A profissional buscou capacitar o grupo diante de abordagens baseada em evidências a fim de aprimorar os atendimentos já realizados especialmente de base comportamental.


Conforme a diretora Ana Paula Müller a capacitação com a professora Maria Elisa reuniu os profissionais da clínica, professores e monitores, todos envolvidos na temática do autismo com o objetivo de revisar conceitos, aperfeiçoar as práticas, descontruir e reconstruir o fazer diário em benefício de novas aquisições pedagógicas e comportamentais para o público autista.


A professora Maria Elisa ofereceu aula teórica e discussões com o grupo. Ela acredita que essas aprendizagens ao longo da jornada de trabalho são importantes para modificar padrões que possam estar desatualizados quanto a metodologias de ensino de habilidades. “Modernizar o atendimento é melhorar qualidade de vida das pessoas com autismo. Parabenizo a APAE pela iniciativa e penso que capacitações como essa são o primeiro passo para a qualificação profissional, elevando ainda mais os serviços. Para mim, que sou apaeana há mais de 25 anos é uma grande alegria fazer parte”, diz.


A palestrante


Maria Elisa Granchi Fonseca é psicóloga, especialista em Didática do Ensino Superior. Também especialista em Saúde Mental com ênfase nos TEA e mestre em Educação Especial pela UFSCAR. A profissional tem formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina Charlotte/ Asheville/Chapel Hill-USA e é certificada como TEACCH Practitioner - University of North Carolina/USA. Além disso é coordenadora geral do CEDAP da APAE de Pirassununga, SP e coordenadora dos Programas de Autismo e Educação Especial/Políticas de Inclusão do INFOCO.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page