top of page

APAE vence Categoria de Dança do Concurso Cultural

Era momento de fechar com “chave de ouro” a III edição do Concurso Cultural Vida + Viva sem Álcool -18. Durante a manhã e tarde de quarta-feira (25) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participou do evento realizado no auditório do prédio 7 da Univates, esse ano nas categorias de dança e música. Já no turno da manhã os alunos do Grupo de Danças receberam o troféu de primeiro lugar na categoria dança e com a premiação de R$ 1.050,00, além de R$ 150,00 em compras na Livraria Nobel. Ao todo participaram do evento 25 escolas de Lajeado e região nas categorias de teatro, dança, música e vídeo.

Para o promotor Neidemar Fachinetto, coordenador do Programa Vida + Viva sem Álcool -18 destaca que esse ano realizaram duas grandes ações que foi o seminário e o concurso cultural. “É energizante ver a gurizada se envolvendo com um tema que não é trivial. Falar desses temas que não são periféricos na educação ou dentro da sala nas instituições é uma semente. O trabalho ainda pequeno, mas as escolas estão aproveitando bem a situação”, diz o promotor.

Segundo ele os parceiros são fundamentais para a realização do programa. Fachinetto destaca que essa adrenalina deve ser inserida em casa, nos filhos, pois na teoria tudo é fácil e tem resolução, mas na prática é diferente. “Tenho certeza que depois de participar do programa, esses jovens pensarão duas vezes. Sabemos que é inviável ser banido. Mas com o Programa eles buscam a informação e estarão mais preparados para tomar essa decisão”, diz.

O promotor descreveu as apresentações da APAE como: “de arrepiar”. “Certos gestos, atos e palavras são tão simples, mas para eles é uma superação Vejo em cada movimento uma demonstração de capacidade. Para eles, vir ao palco já é uma premiação”, conta.

A diretora da APAE Ana Paula Müller acredita que a competição é muito significativa, mas o mais importante é o momento de reflexão que se faz com os alunos. “Na APAE é feita uma reflexão sobre o tema também. Talvez usando outras estratégias, mas se conscientiza. O principal são esses aprendizados que o concurso desperta nos jovens”, diz a diretora. Ana parabeniza cada uma das escolas que dentro de realidades completamente diferentes fizeram lindas apresentações com novas e significativas leituras.

Professora emocionada

Em vez de as crianças ficarem nervosas, na APAE quem ficou ansiosa foi a professora Francine Becker que ensaiou com os alunos desde abril desse ano com o apoio do coreógrafo voluntário Alexandre Bitdinger e da professora Magiela Dresch. No início cada jovem subiu ao palco e desfilou de forma descontraída para a plateia. Com cartazes que formavam um quebra-cabeça eles mostraram a frase: “No desfile da vida você escolhe o caminho da sua passarela”. Após, os 12 alunos dançaram e apresentaram a frase “Você pode brilhar sem álcool e drogas. A escolha é sua”. Ao saber o resultado que o grupo ficou em primeiro lugar a professora não segurou a emoção nem as lágrimas.

Para Francine é emocionante ver a superação dos jovens que ficam felizes ao subir no palco e participar de concursos. “Trabalhamos com eles o tema. Eles fizeram relatos e lembraram casos de pessoas conhecidas que utilizam álcool ou drogas”, conta a professora.

Vó na plateia

A avó do aluno Carlos Eduardo, Neiza Dantas (65) foi prestigiar a apresentação do neto e dos colegas. Cadu, como é conhecido na instituição, tem síndrome de down e há pouco tempo se inseriu também no Grupo de Dança da APAE. Para a avó é um orgulho ver o menino mostrando o talento. “Nós o incentivamos. É importante ver ele se superando. É nosso xodó. Procuramos sempre motivá-lo a seguir participando e desenvolvendo os dons”, diz a avó.

Vida + Viva

O Programa surgiu com a ideia de reflexão, prevenção e conscientização de jovens a partir do Ensino Fundamental. O tema é sempre a prevenção e conscientização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Simultaneamente com o Concurso ocorre o seminário com palestras, voltado para pesquisadores e público da área da educação, direito e saúde. A Univates é parceira e sedia o evento, além dos acadêmicos auxiliarem nas pesquisas e ser a responsável por toda estrutura e parte técnica.

Premiações Categorias

Dança

1º lugar Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

2º lugar E.M.E.F Francisco Oscar Karnal

3º lugar E.E.E.F Otilia Correa de Lima

Vídeo

1º lugar E.E.E.F Fernandes Vieira

2º lugar E.M.E.F São João

Teatro

1º lugar E.M.E.F São José de Conventos

2º lugar E.M.E.F Vitus André Morschbacker

3º lugar Centro Lenira Maria Müller Klein - SLAN

Música

1º lugar – Centro Pedro Albino Müller - SLAN

2º lugar E.M.E.F São Francisco

3º lugar E.M.E.F Vida Nova

Com o título “A vida é feita de escolhas” os alunos da APAE receberam o primeiro lugar na categoria dança
Na modalidade música as crianças apresentaram “A vida vale mais” com o professor de música Walter Silva. Eles receberam homenagem de participação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page