top of page

Atividades dão início a Semana da Pessoa com Deficiência

Começou hoje (21) e vai até o dia 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla comemorada nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) que esse ano tem como tema “Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Desafios”. Em Lajeado, a programação é extensa para comemorar a semana junto com alunos e usuários da entidade. Na manhã e tarde dessa segunda-feira foram realizadas atividades recreativas com os professores de educação física Enio Bergamaschi e de música Walter Silva.

Há seis anos na APAE, o professor de música Walter Silva conta que organizou junto com o educador físico Enio Bergamaschi uma atividade diferente, utilizando as habilidades com crianças e música. “Transformamos isso com personagens que são dois palhaços com características bem distintas. É fantástico ter uma semana inteira para essa causa, assim podendo abordar diversos assuntos pertinentes, podendo ainda, conscientizar as pessoas sobre o tema”, diz.

O professor afirma que esse trabalho que exerce na instituição tem uma importância fundamental, como ser humano e amante da educação que é. “Vejo na APAE uma oportunidade para o indivíduo como aluno ou profissional e os reflexos que isso traz para a sociedade”.

O educador físico da APAE Enio conta que no aniversário de dois anos do filho, que teve a temática de circo, ele criou um palhaço chamado Barbicha Bergamota e foi interessante jogar com o personagem, restando o desejo de continuar com a brincadeira. “Propus o desafio para o Walter e criamos uma dupla de palhaços que unisse as nossas habilidades profissionais como músicos e professores, criando o Barbicha e o Rabujo”, diz.

Para Bergasmaschi trabalhar na APAE está sendo uma grata surpresa. “No sentido de realização profissional e parcerias de equipe. Além disso, o aspecto multidisciplinar, de uma escola unida a uma clínica é ótimo. Modelo que poderia ser seguido no sistema público de educação”, conta.

Conforme a diretora Ana Paula Müller todos os profissionais da instituição buscam entender as particularidades de cada pessoa, respeitar o processo de desenvolvimento, ofertar recursos e possibilidades de aprendizagem e trabalhar intensamente pela autonomia e qualidade de vida destas pessoas e seus familiares, sendo estes os objetivos norteadores da APAE de Lajeado.

Programação da Semana

22.08 – Encontro dos Profissionais das APAES na cidade de Estrela (não haverá aula nem atendimento clínico)

23.08 – Caminhada pelo bairro e distribuição dos jornais Folhapae

24.08 – às 10h e às 16h – Minha escola é tudo de bom – programação da Rádio Sorriso FM

25.08 – Piquenique no Clube Tiro e Caça (no horário de aula)

26.08 – Galeto em benefício à APAE

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page