top of page

Apae Lajeado traz medalhas da XXII Olimpíadas Especiais das Apaes

  • apaelajeado
  • há 13 minutos
  • 3 min de leitura

Dos dias 1º a 4 de maio, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Lajeado) esteve na Ulbra em Canoas participando da XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Estadual com nove atletas, que foram concorrer a etapa nacional. Entre as modalidades esportivas disputadas estavam: Atletismo, corrida 100m, 200m, e 4x100, prova de campo salto em altura, bocha Paralímpica, bocha 3° idade e na ginástica rítmica modalidade fita, arco e bola. Os atletas estiveram acompanhados dos professores, Magiela Dresch, Mariana Becker, Marilene de Almeida e Jackson Von Mühlen, além da mãe Catarina Elizete da Silva.


Na categoria Ginástica rítmica modalidades: arco, bola e fita, a Quesia Simão ficou em 1º lugar no Arco e 2º na fita, a Alda Pires em 1º na fita e 3º no arco e a Eduarda Castro em 3º no arco. Raquelly Freitas, ficou em 1º na fita, arco e bola, além de vencer todas as outras modalidades, pois estava sozinha na modalidade Paralisia Cerebral (PC). Wesley dos Santos ficou em terceiro lugar na Bocha Adaptada, categoria BC4. Dos nove atletas, seis conquistaram premiação. Os próximos passos serão aguardar a Federação das Apaes fazer a chamada oficial sobre as classificações para o Encontro Nacional, que será em Brasília no fim do ano.


O atleta Riquelmi Soares conquistou dois primeiros lugares, nas modalidades salto em distância e corrida 100 metros, além do 1º lugar no salto em distância da segunda bateria, ficando em 2º lugar no geral do salto em distância. Entre os resultados, os atletas Kauê Borges e Jossiel da Silva não se classificaram na categoria tênis de mesa e o atleta Roque Graeff também perdeu os dois jogos.

A professora de Educação Física, Magiela Dresch está radiante pelos resultados, feliz com o empenho dos atletas. “Todos são preparados durante pelo menos dois anos, para fazer parte de uma olimpíada regional, para ir atrás de uma estadual. Agora com perspectiva de ir para uma nacional, que acontece no final do ano em Brasília. Acompanhar eles exige muita responsabilidade e olhar, porque são momentos de ficar longe da família, de se ter uma autonomia mais direcionada para si, cuidar dos seus pertences, se servir num café da manhã, de tomar o seu banho, separar as roupas e dormir”, diz. Conforme a professora, são vários momentos que eles têm que ter muita responsabilidade.


Fazendo história nas olimpíadas


A professora Magiela relembra que foi em 1999 que participou da primeira Olimpíada Estadual, em Frederico Westphalen, onde classificou dois atletas, e em 2000 estiveram pela primeira vez na Olimpíada Nacional, que foi em Blumenau, Santa Catarina. “E estamos aí, até hoje, graças a Deus, com o trabalho, com o apoio de todos, da direção, dos pais, dos alunos, dos professores, a gente está conseguindo participar de todas as Olimpíadas regionais, estaduais e nacionais. Nunca falhamos em nenhuma e sempre conseguimos resultados com os atletas”. A professora conta que ocorreu a renovada de alunos. “Conseguimos nos preparar bem forte, pra estar então nessa estadual e conquistar todas as medalhas que eles conquistaram. Estou muito contente, realizada para o trabalho e com o apoio de todos, que a colaboração dos professores que foram junto comigo, são muito importantes, além das mães e dos pais, que sempre se mostraram muito abertos às solicitações que foram feitas sempre para os filhos deles vivenciarem este momento”.


A professora Mariana Becker esteve também acompanhando os atletas. Pela quarta vez em Olimpíadas, destaca adorar ser convidada para ajudar com os estudantes. “A gente cuida, fica no papel de mãe, ajuda no banho, aconselha, ajuda na comida, na medicação, cuida deles, puxa a orelha quando precisa e torce. É muito gratificante”. Além disso, a professora conta que é um lugar importante para fazer amizades e trocar experiências. “Em Olimpíadas como essa, percebemos como é forte o movimento apaeano e como é necessário, dentro da Apae, ter estes eventos que eles podem estar incluídos, que eles podem mostrar aquilo que eles fazem durante o ano inteiro, junto dos professores que apostam neles, se mostrar, se desafiar, se superar, competir, então é muito lindo ver esse todo acontecendo.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

APAE Lajeado

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo).

Newsletter

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado.

  • Whatsapp
  • Youtube
  • Instagram

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  98585-4695

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

© 2025 APAE Lajeado/RS - Brasil

bottom of page