Projetos desenvolvidos na APAE

Sala Snoezelen

 

A palavra SNOEZELEN significa “snuffelen”, ver e explorar; e “doezelen”, relaxar, Snoezelen vem da metodologia Holandesa / MSE vem do Multi Sensory Enviroment que são ambientes multissensoriais, criado nos Estados Unidos, é um conceito multifuncional em ambiente interno, criado para oferecer estímulos que despertam e liberam as percepções sensoriais.

 

A Sala permite a estimulação dos sentidos primários como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir a necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos, oferecendo efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos com mudanças neuropsicológicas e oscilações neurais. 

 

Após a idealização do projeto e o estudo de viabilidade para implantá-lo na APAE de Lajeado, a busca de financiadores através de projetos, possibilitou a execução total de um de uma Sala Snoezelen completa e diferenciada e também a capacitação da equipe. Os recursos vieram através do COMDICA de Lajeado, Banco do Brasil e Tri legal TCHÊ. Durante o processo de execução e finalização da Sala também tivemos inúmeros apoiadores e parceiros que contribuíram com materiais e serviços indispensáveis para que chegássemos ao resultado final. Um ambiente encantador, relaxante e terapêutico.

 

A implantação da Sala SNOEZELEN aumenta cada vez mais o compromisso da APAE de Lajeado e de toda a equipe em desenvolver ações terapias e que contribuam para a reabilitação e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

 

A APAE de Lajeado acredita ser de extrema importância para os usuários (pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo) a implementação destes recursos para reabilitar indivíduos. São terapias alternativas que podem auxiliar no desenvolvimento do potencial de pessoas com dificuldades extremas. A sala funcionará como espaço físico para realização de atividades terapêuticas, com sessões individuais de 45 minutos ou outra indicação prescrita por médico ou terapeuta. Poderão trabalhar no espaço mais de um terapeuta simultaneamente, permitindo maior número de atendimentos.

 

A terapeuta ocupacional Cristiana Gollo, a psicóloga Mônica Baldasso Araújo e a fisioterapeuta Jussié Alba que foram capacitadas, estarão utilizando o espaço como terapeutas.

Equoterapia

 

Na Equoterapia utiliza-se o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Contribui para melhorar tônus, força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, equilíbrio, aperfeiçoamento da coordenação motora, atenção, autoconfiança e autoestima, portanto é um método de reabilitação e educação que favorece qualquer área da deficiência.

Livox - Comunicação Alternativa

O Livox® é um software para tablets Android que permite que as pessoas com deficiência se comuniquem e aprendam. Possui algoritmos para distúrbios motores, cognitivos e visuais. Assim, o Livox® é diferente para cada pessoa de acordo com o tipo e grau de sua deficiência. Temos interfaces diferentes dependendo da deficiência ou limitação do usuário. Pessoas que sabem ler, pessoas que não conseguem ler, pessoas que podem ver, pessoas que não podem ver, pessoas que não entendem conceitos abstratos, podem usar o Livox®.

 

A APAE Lajeado oferece no atendimento clínico a utilização do método via software.

 

Nível de Aprendizagem

 

  • Aumenta a capacidade de atenção e concentração

  • Suporta a compreensão das perguntas, instruções e informações gerais

  • Facilita a identificação da imagem de si mesmo e membros de sua família

  • Fortalece a memória, recordando imagens de situações da vida diária

  • Fortalece as funções executivas do cérebro: a memória, planejamento, resolução de problemas

  • Exercita a memória de curto e médio prazo

  • Promove a compreensão da informação visual e auditiva recebida

  • Facilita a compreensão dos conceitos relacionados com o espaço e ao tempo

  • Diminui o tempo de aprendizagem para leitura e entendimento

  • Gera habilidades para atividades de planejamento, observação do exercício, descrição, comparação e análise

  • Fortalece a compreensão semântica: Entender o que cada palavra significa, estruturar frases completas

  • Habilidades e exercícios de pensamento; Detalhes da observação, Descrição por vários critérios (cor, forma, tamanho)

Inclusão | Mercado de Trabalho

 

O Programa de Profissionalização assessora famílias e empresas, atende pessoas com deficiência e as exigências do mercado de trabalho formal. As práticas ofertadas neste programa objetivam desenvolver independência, organização, pontualidade e dedicação. É fundamentado na metodologia do emprego apoiado e consolida o direito da PCD de atuar no mercado de trabalho de forma plena.

 
 
 
 

APAE Lajeado

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo). 

Newsletter

 Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado. 

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  3714-3098

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

(51)  98585-4696

  • YouTube - Apae Lajeado
  • Instagram - White Circle

© 2019 APAE Lajeado/RS - Brasil