top of page
Escola de Educação Especial Bem Me Quer

A Escola Especial da APAE, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, atende alunos com deficiência intelectual, deficiência múltipla e o transtorno global do desenvolvimento que necessitam de apoio permanente nas modalidades de ensino fundamental e sócio educacional. Conforme regimento escolar atende com currículos adaptados a Ed. Infantil, Fundamental e EJA.

 

Regimento Interno (clique aqui para ler)

 

Turmas

Educação Infantil – crianças à partir de 4 anos até 5 anos e 11 meses

Ensino Fundamental

Ciclo I – crianças à partir de 6 anos até 8 anos e 11 meses

Ciclo II – crianças à partir de 9 anos até 11 anos e 11 meses

Ciclo III – crianças à partir de 12 anos até 14 anos e 11 meses

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade Anos Iniciais

 

Turma TEA (Transtornos do Espectro do Autismo)

O Programa específico para Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) atende crianças e adolescentes com este diagnóstico, independente do grau de comprometimento cognitivo. Oferece atividades educacionais e terapêuticas com ações nas áreas de linguagem, cognição, cuidados pessoais e socialização com objetivo de desenvolver potencialidades, diminuir comportamentos inadequados e ampliar o convívio social.

 

EJA - OFICINAS

As turmas de EJA V Oficina I e EJA VI Oficina II, atendem alunos a partir dos quinze anos, sem limite de idade, com potencial cognitivo/pedagógico e de inserção no mercado de trabalho.

Os alunos destas turmas apresentam habilidades variadas e/ou interesses pedagógicos. As turmas são compostas por até oito alunos, permanecendo por quatro horas diárias, cinco dias da semana.

As turmas são organizadas por etapas, perfazendo um total de 4.000 horas/aula, ou seja, até 5 anos de permanência, conforme o Regimento Interno Escolar.

Faz parte do currículo destas turmas além das atividades pedagógicas, atividades artísticas como dança, teatro e música.

Os alunos inseridos nestas turmas e que frequentam curso preparatório para o mercado de trabalho ou estágio em empresa, que já passaram da idade obrigatória de escolarização, permanecem nestas turmas com cronograma de atendimento de 2 à 3 vezes por semana.

As turmas de EJA – Oficinas se constituem com objetivo de identificar e preparar alunos para o mercado de trabalho, conquistando uma vida autônoma e feliz fora da APAE. Queremos um desligamento progressivo e maduro, para que aluno e família estejam seguros e fortalecidos nesta nova etapa de suas vidas. 

Atividades Extracurriculares

As atividades culturais, incluindo música, teatro e dança objetivam o fortalecimento da cultura da diversidade gerando uma visão igualitária para pessoas deficientes e diferentes. Procura reconhecer novos talentos dentro da instituição e prepará-los para mostrar seu potencial artístico e promover a sua realização pessoal.

Nas atividades físicas busca-se aprimorar o desenvolvimento psicomotor através de atividades lúdicas e desafiadoras que incentivem novas habilidades e desenvolvam a capacidade física, intelectual e neuro psicomotora.

Com os treinamentos esportivos intensifica-se o potencial coletivo e individual, respeitando as limitações mas,  motivando sempre  para a superação. Em várias modalidades esportivas, a APAE vem se destacando em competições a nível regional, estadual e nacional.

bottom of page