Reconectando laços, valorizando o Vale
Na Semana Mundial do Meio Ambiente, as turmas de EJAs I, IV e V, dos professores Eliéges, Carla e Rodrigo, deram início ao projeto “Reconectando laços, valorizando o Vale” que busca explorar e enfatizar a importância de uma relação harmoniosa com a bacia hidrográfica do Rio Taquari. A proposta tem como base a utilização do livro “Aventuras de Verão nos vales dos Rio das Antas e do Rio Taquari”, da autora Ana Cecília Togni, também vice-presidente da APAE. O livro trabalha um roteiro de férias de um grupo de amigos pela bacia do Rio Taquari-Antas, salientando as características e as diferentes culturas da região. O objetivo do projeto é proporcionar uma conexão baseada na valorização e no cuidado com o Rio Taquari. A primeira atividade contou com uma roda de conversa onde os professores e estudantes discutiram a importância do rio, e a elaboração de barcos de papel com mensagens de carinho.
Segundo a professora Eliéges Luzzi Rohr o projeto teve como norte os relatos trazidos pelos alunos após a enchente de maio. “Durante as rodas de conversa constatamos os medos e anseios dos alunos frente ao ocorrido. Junto a isso, muitos dos colegas de outras cidades ainda não puderam retornar por conta da logística, e os nossos alunos verbalizam a saudade que sentem daqueles que não retornaram”, diz.
Motivados por isso, os professores foram atrás de ferramentas pedagógicas. Segundo o professor Rodrigo, estão buscando formas de superar a situação "Queremos trabalhar a valorização da comunidade e a beleza do Vale do Taquari. Encontramos como alternativa o livro da Tia Chica e relacionamos com as pesquisas sobre as diferentes culturas da região, produzidas pelos acadêmicos da Univates. Tudo isso, muito bem adaptado e individualizado, ressaltando as habilidades individuais de cada um para que nossos estudantes observem o lado bom do rio taquari e quanto todos nós somos responsáveis”.
Comments