Caminhada da Apae celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O centro de Lajeado estava azul na manhã desta sexta-feira (01). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (Apae) realizou a “Caminhada do Autismo” para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que será amanhã (02). A Caminhada iniciou em frente à Casa de Cultura na rua Júlio de Castilhos e se estendeu até a esquina do Banco do Brasil, a fim de mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a defesa de direitos das pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). Participaram da ação voluntários da diretoria, alunos, profissionais, famílias e pacientes da instituição.


A diretora Ana Paula Rech afirma que a última semana de março e o início de abril marcam as comemorações do dia Mundial de Conscientização do Autismo e a Apae de Lajeado, através da equipe docente busca organizar, divulgar e participar de programações internas e externas para valorizar a data, as famílias e as pessoas com autismo. “O dia 02 de abril nos traz sempre um momento de reflexão sobre os direitos das pessoas com autismo, suas necessidades, diagnóstico, acompanhamento especializado, orientação às famílias e escolarização”, diz Ana, ao afirmar ser uma data importante, onde singelas ações, buscam trazer informação, diminuir o preconceito, mostrar o potencial destas pessoas e principalmente, incentivar o respeito à diversidade e as particularidades do ser humano.


O presidente Régis Kunrath conta que foram dois anos sem a tradicional Caminhada do Autismo devido a pandemia, mas sem jamais deixar de homenagear o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Kunrath relembra que em 2020 foi produzido um videoclipe com a participação das famílias e profissionais e em 2021 fizeram uma carreata pelo município. “Precisamos reconhecer e valorizar a data e aqueles que têm o Transtorno Espectro Autista e tratar todos de forma justa do jeito que merecem, com muito carinho e atenção, assim como fazem nossos profissionais da Apae”, diz.


Adriana Schroeder é mãe do Murillo de oito anos, que tem autismo. Para ela, a Apae abriu muitas portas e trouxe aprendizados para toda a família. “É maravilhoso e gratificante levar ele na instituição e perceber a evolução nos atendimentos clínicos e na sala de aula com as professoras. “Ele adora ir para escola e percebo o quanto ele aprende diariamente, inclusive a participar de eventos como esse e socializar”, diz Adriana e salienta que a sociedade precisa entender o que é o autismo e aceitar que todo mundo pode ser diferente. “E ser diferente pode ser muito legal”.

A Apae agradece o apoio da Tropical FM que esteve com carro e mascote.


Festa do Azul


Na quinta-feira (31) nos turnos da manhã e tarde, os alunos estiveram no pátio da Apae Lajeado participando da tradicional "Festa do Azul" pelo Mês de Conscientização do Autismo. A instituição agradece a animação e alegria do Dj Kakáh Porto que esteve fazendo o som do evento, além da alegria e diversão do Teta Rodrigues da Rádio Encanto FM e da querida Ana Júlia Knack que esteve fazendo maquiagem artística nos alunos.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo