top of page

Apae Lajeado realiza Segundo Painel de Debates sobre o Olhar Terapêutico em celebração ao Mês da Pessoa com Deficiência

A segunda-feira (12) contou com mais uma rodada de debates na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Lajeado). Desta vez, a temática contou com profissionais da área da saúde que falaram sobre “O olhar terapêutico para com a pessoa com deficiência”. A iniciativa dos debates é da Apae Lajeado, que aproveitou o tema do ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência “Nossa história: quem somos e o que fazemos” para propor um espaço para que os profissionais, comunidade e famílias compartilhem experiências e troquem informações.


A diretora Ana Paula Rech, que foi mediadora do último debate, destaca que agosto é um mês repleto de significados para as mais de 2.550 Apaes em todo o Brasil e em especial para Apae de Lajeado. “O tema nos remete aos 70 anos das Apaes no Brasil e a trajetória individual de cada unidade apaeana com suas características, particularidades e regionalidades. A Apae está prestes a completar 53 anos de fundação com uma história bonita de crescimento e ações especializadas nas áreas da saúde, educação e assistência social”, diz a diretora, ao afirmar que conta com equipes qualificadas, com experiência e constante atualização atendendo de forma direta em torno de quase 500 famílias.


A fisioterapeuta, proprietária da Clínica Sinergia, com especialidade e experiência de mais de 10 anos na área, Bárbara Passos de Sá, falou sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e também sobre a deficiência múltipla e o olhar terapêutico. “Precisamos ter um olhar desde o início do diagnóstico, com cuidado na primeira infância até a fase adulta do paciente. É necessário seguir o ciclo da vida e dar continuidade no trabalho terapêutico do paciente”, diz Bárbara. Para a profissional, este momento de fala é importante para conversar e trocar com colegas em um centro de referência como a Apae Lajeado.


A terapeuta ocupacional, Cristiane Luísa Schneider, Especialista em Estimulação Precoce, sócia-proprietária da Clínica Pé com Pé, que atuou na Apae mais de 10 anos, ficou feliz em retornar para o local onde foi uma escola profissional e teve tantos aprendizados e trocas. “Adorei dividir as experiências. Muito do meu conhecimento construí na Apae e se estou onde cheguei foi graças ao trabalho que realizei, aos professores que tive. Fico feliz em compartilhar meu conhecimento”.


Para a fisioterapeuta e equoterapeuta Deisirê Eckert, coordenadora do Centro de Equoterapia Vida, de Cruzeiro do Sul e Plena Espaço de Saúde, de Lajeado é uma honra retornar a Apae, que foi também casa dela em 2008. “Iniciamos o serviço da equoterapia da Apae e retornar para falar sobre equoterapia que é meu amor está sendo um privilégio. Deisirê destaca ser importante celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência sempre, não apenas alguns dias por ano. “Nós que trabalhamos nesta área, sabemos as dificuldades, por isso é importante momentos de conscientização. Trabalhar com as pessoas com deficiência me ajuda como profissional da fisioterapia e enquanto pessoa. Precisamos de um olhar humanizado e global frente ao processo. Não é só corpo, não é só intelectual. É um todo que está sendo trabalhado”, conclui.

 

Último painel


Na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, os painelistas serão o psicopedagogo da Apae Lajeado, Ezequiel da Silva Marques Júnior com especialidade em Psicopedagogia clínica, institucional e educação especial, além da fonoaudióloga Vitória Sant’Anna. com Mestrado em Ciências Médicas, Especialização em Análise do Comportamento Aplicada – ABA e Especialização em Neurociência e Aprendizagem e a fisioterapeuta Sabrina Catto, Especialista em Fisioterapia Neurofuncional.


Inscreva-se


As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo link https://www.e-inscricao.com/apaelajeado/paines-de-debates. É possível se inscrever em alguns ou todos os dias de painéis.


Atividades internas


No sábado, dia 24 de agosto das 14h às 17h acontece o evento Escola Aberta, com o objetivo de reunir profissionais e familiares para aproveitar a área de lazer da instituição e retirar o Chá Comercial que está sendo comercializado antecipadamente. Nos dias 26 a 29 serão realizadas programações internas para os alunos da escola. No dia 27 ocorre o Encontro das Apaes do 8º Conselho em Venâncio Aires e 28 ocorre o Encontro de autodefensores em Teutônia. Também dia 29, será realizado um Show de Talentos interno e na sexta-feira, dia 30, o encerramento com a balada da Apae.



Kommentarer


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page