top of page

Apae e Prefeitura de Lajeado inauguram espaço.a

Na manhã desta terça-feira (01.10) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Prefeitura Municipal de Lajeado se reuniram para a inauguração do espaço.a, nova clínica da Apae com apoio da Prefeitura. A clínica fica localizada na BR 386 número 2.200, sala 12, no bairro Americano, no condomínio Garden Open Mall. A proposta de atuação do local, é contribuir de forma consistente com a necessidade de avaliação e diagnóstico de crianças e adolescentes, prioritariamente em idade escolar, que precisam fechar diagnóstico para acessar os serviços especializados da rede e evoluir na sua trajetória escolar.


O espaço.a é uma clínica acolhedora e com toda a estrutura necessária para atender crianças e adolescentes de Lajeado, dos 4 aos 18 anos de idade, com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno Espectro Austista (TEA). A Implantação de todas as adequações estruturais, a aquisição de equipamentos e mobiliário se deu a partir do Convênio nº 015-03/2023. Ao todo, são sete consultórios, sala do administrativo, sala de reuniões, cozinha, banheiro e recepção.


A diretora da Apae Lajeado destaca que o espaço.a surgiu de uma necessidade do município de Lajeado combinado com a experiência que a Apae já tinha em avaliação e atendimento de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno Espectro Autismo (TEA). A Secretaria de Saúde foi parceira e mentora do local, junto com a Apae com a finalidade de olhar para um público exclusivamente de Lajeado no que se refere a avaliação diagnóstica e encaminhamentos para a rede de atendimentos do município.“A estrutura física do espaço.a é confortável, segura e adaptada contemplando as principais necessidades que crianças e adolescentes e seus familiares precisam ao acessar este serviço. Mas a estrutura física é apenas 50% do temos para oferecer. Os outros 50% vem do conhecimento técnico da equipe de profissionais, assim como a sensibilidade na acolhida, escuta, avaliação, encaminhamentos e atendimentos. Prefeito Marcelo, somos extremamente gratos por poder continuar fazendo mais por Lajeado e pelas pessoas desta cidade”.


Para o presidente da Apae Lajeado, Marco Antônio Moresco, quando se fala da Apae, se fala de credibilidade, de amor, de acolhimento e de atenção. “A Apae está presente em mais de 2.500 municípios no Brasil, mais de 206 no Estado do Rio Grande do Sul e em 454 municípios, dados relevantes para importância que Apae tem dentro da sociedade, estado e país, reconhecida pelo trabalho de excelência”, diz Moresco. Segundo o presidente, a iniciativa privada surgiu com recursos do poder público e tudo foi feito de forma transparente, principalmente cuidando da parcela da sociedade que não consegue atendimento por falta de espaço e oportunidade. “Agradeço ao empenho dos profissionais da Apae que colaboraram para que a clínica acontecesse. Estamos muito felizes. A comunidade de Lajeado ganha com atendimento especializado na área. Poderemos ter 480 atendimentos no mês, somados aos nossos mais de 1.900 na unidade do São Cristóvão, captaremos cerca de 2 mil atendimentos mensais”.


Marco também é pai de um adolescente com deficiência e conta que sabe das necessidades das famílias e aqueles que não tem oportunidade na rede particular terão a possibilidade de ampliar os atendimentos.


Prefeito agradece


O Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, agradece a Apae Lajeado por ter aceito o desafio, que não é simples, mas um avanço fundamental para maior qualificação no atendimento das crianças e famílias. “Começamos ali atrás restaurando um serviço de suma importância que foi o início dessa caminhada. Se tiver outro município com esse grau de desenvolvimento e estabelecimento de rede, como estamos criando em Lajeado, não ficaremos atrás. Me emociono muito porque vivi a dificuldade de ter o diagnóstico e análise profissional e ter uma entrega coletiva é algo que transcende todas as expectativas. Sendo assim, o poder público consegue atingir seu dever e acompanhar as demandas da comunidade”.


A equipe


A equipe está se compondo de forma singular, priorizando avaliar pacientes em lista de espera da Casa Verde e encaminhamentos realizados pela SESA. A organização interna prevê o uso do sistema Argus, que já integra a Apae e o Sigs operado pela Secretaria da Saúde. A gestão do espaço.a compete a Apae Lajeado e complementa as ações da OSC. O espaço.a conta com a sua equipe profissional composta por um recepcionista, três neuropsicólogas, uma neuropsicopedagoga, uma psicopedagoga e uma assistente social. A gestão desta equipe é da coordenadora da Apae e do assistente financeiro.


O processo avaliativo, envolve a acolhida com a assistente social, anamnese e no mínimo quatro encontros para aplicação das testagens, devolutiva para a família e posterior encaminhamento para a rede de atendimento.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo