Alunos retornam das XXI Olimpíadas Especiais das Apaes com conquistas e aprendizados

A última semana foi de conquistas e superação para os estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (Apae) que estiveram viajando para Canoas para participar da XXI Olimpíadas Especiais das Apaes do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (23) as Associações do 8º Conselho viajaram juntas e após se instalarem no hotel, puderam acompanhar durante o turno da noite, a abertura do evento na Ulbra.


Para a professora de educação física Magiela Dresch, que acompanha os alunos há 23 anos nas Olimpíadas, é sempre momento de superação, felicidade, integração, inclusão e autonomia. “Depois de todo o tempo que ficaram em casa na pandemia, percebemos que eles voltaram com garra e vontade, com entendimento de participar das olimpíadas, trabalhar, se esforçar e responder positivamente aos treinamentos”, diz. Segundo a professora, esse é um ano atípico, onde ainda em 2022 participarão das Olimpíadas Nacionais. “Estávamos todos muito engajados e procurando dar o máximo para que os resultados fossem os melhores. Nossas participações sempre primam pela inclusão, sociabilidade e autonomia que demonstram em estar longe das famílias, sozinhos com professores, se virando, colaborando e se comportando em um evento tão grande como o das olimpíadas”.


Dias de dedicação e integração


Na terça-feira (24) o primeiro dia de competições foi agitado para os atletas Everson e Wesley de Lajeado, que competiram no futsal com os demais jogadores das Apaes do 8° Conselho. Os atletas William, Gabriel e Kauê disputaram a modalidade tênis de mesa. William ficou em terceiro lugar na Categoria Down e os alunos Gabriel e Kauê ficaram com o primeiro lugar na categoria tênis de mesa em dupla. No turno da tarde o atleta Roque participou da modalidade Bocha da Terceira Idade e junto com outros dois atletas das Apaes do 8° Conselho, conquistaram o primeiro lugar.


Quarta-feira (25) o aluno Everson disputou a categoria arremesso de peso e ficou em primeiro lugar na bateria e no geral. O aluno Carlos Eduardo ficou em segundo lugar na bateria e na corrida 50 metros e terceiro lugar na corrida 100 metros, categoria down, além de terceiro no arremesso de peso categoria down. William ficou em quarto lugar na bateria.


Na quinta-feira (26) as meninas competiram na Ginástica Rítmica na modalidade dança de fita. Quesia ficou em segundo lugar na modalidade ginástica rítmica no aparelho fita, já na modalidade ginástica artística com arco, Raquelly ficou em segundo lugar e Dandara em terceiro.


Os meninos Jossiel, Wesley e Gabriel também competiram na ginástica artística. Gabriel ficou em primeiro lugar na modalidade solo e salto e Wesley em segundo lugar em ginástica artística modalidade solo. O aluno Kauê participou junto com o 8º Conselho da modalidade capoeira, mas não foram classificados.


O último dia de competições, sexta-feira (27) ficou marcado pelo encerramento da XXI Olimpíadas Especiais das Apaes do Rio Grande do Sul. Pela manhã, o oitavo conselho conquistou o primeiro lugar na categoria futsal série bronze. O grupo é formado pelos atletas das Apaes da região.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo