Please reload

Posts Recentes

Lajeado realiza Conferência Municipal de Assistência Social

26/07/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Apae Lajeado comemora Semana da Pessoa com Deficiência

20.08.2020

Dos dias 21 a 28 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano de 2020, o tema sugerido pela Federação Nacional das Apaes é “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”. Neste ano as ações devem acontecer de forma simbólica, através das redes sociais.

 

Sem a possibilidade de eventos presenciais, a Apae compartilhará algumas ações. A diretora Ana Paula Rech afirma que essa Semana tem uma importância muito grande para todas as Apaes do Brasil. “É um momento de reflexão, de autoria e divulgação dos serviços e ações de cada unidade apaeana. A temática proposta pela Federação Nacional nos remete a uma avaliação permanente do nosso papel enquanto entidade de defesa de direitos. Na nossa prática diária, o que eu faço enquanto profissional apaeano para promover mais autonomia e protagonismo para as pessoas com deficiência”, diz.

 

Segundo Ana, é preciso valorizar o quanto as famílias vêm se adaptando a este momento de pandemia e como tem sido as ações desenvolvidas em casa. Estamos lidando com algumas dificuldades, mas a capacidade de adesão as propostas e a coragem e necessidade das famílias de se organizarem sem a intervenção direta e presencial da Apae, vem nos surpreendendo de forma positiva. “Sugerimos que a comunidade acompanhe as nossas publicações e sinta conosco a emoção das famílias, profissionais e voluntários que fazem parte desta grande rede”.

 

O aluno Renan Augusto Vieira (16) tem hidrocefalia e autismo e frequenta a Apae há 10 anos. Para a mãe Vanessa, a Escola de Educação Especial Bem Me Quer da Apae é referência no dia a dia para o convívio social. “Ele e eu aprendemos a lidar com questões neurológicas e também de aprendizagem, tanto escolares como domiciliares, além do nosso emocional. Aprendemos a lidar com o preconceito e com as diferentes dificuldades que aparecem. Agradeço muito a Apae”.

 

Programação Semana Nacional Pessoa com Deficiência

 

A Apae este ano reuniu o mês de agosto para espaçar diversas atividades comemorativas. Nos dias 3 e 4, 10 e 11 de agosto os professores e monitores participaram da capacitação online com a professora Vanessa Freitas.

 

Dos dias 17 a 20 de agosto ocorreu a entrega das atividades domiciliares e relatórios do primeiro trimestre. No dia 21 acontecerá o momento “Portas Abertas” com a Mostra Pedagógica interna entre a equipe docente. Será um momento para compartilhar as principais propostas de trabalho, enviadas para os alunos durante o período de pandemia, fazer uma troca de experiências, apresentação dos materiais e jogos construídos para suas turmas.

 

Em parceria com as pizzarias Di Napoli, Tutti’s e Chef Leon acontecerá a campanha: “Sua pizza ajuda a Apae” de 21 a 27 de agosto. Na compra das pizzas um valor será revertido para entidade.

 

A partir do dia 21 de agosto serão veiculados nas redes sociais, vídeos de depoimentos produzidos pelas famílias, sobre a importância da Apae nas suas vidas.

 

Atividades durante a Pandemia

A Escola de Educação Especial Bem Me Quer da Apae, permanece sem ações presenciais. Os professores e monitores organizam e confeccionam as tarefas domiciliares que são distribuídas mensalmente para as famílias, e correspondem aos dias letivos de cada mês, previstos no calendário escolar 2020. Cada retirada de atividades é agendada pelo professor em horários individuais, com todas as medidas de segurança.

 

Os professores estão inovando na confecção de atividades para serem desenvolvidas em casa, utilizando muita sucata e materiais alternativos. As famílias estão surpreendendo positivamente com a adesão. As atividades tem sido divulgadas em formato de vídeo

 

A Equipe Clínica está realizando atendimentos presenciais e individuais para os pacientes inseridos nos serviços de equoterapia, hidroterapia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e estimulação precoce. Foram retomadas as avaliações cognitivas e sem interrupção do agendamento das consultas com o neuropediatra da Apae e o fornecimento de receitas médicas com a Dra. Sandra, semanalmente.

 

Todos os profissionais seguem adotando as medidas de segurança, usando os EPIs distribuídos pela entidade, higienizando as salas de atendimento e superfícies, mantendo a medição da temperatura dos pacientes antes de ingressar nos atendimentos.

 

O Setor de Assistência Social e a Equipe Suas permanecem acompanhando os assistidos e suas famílias através de visitas domiciliares, atendimentos remotos, atendimentos presenciais, distribuição do benefício de alimentação, kits de higiene e limpeza, encaminhamentos, orientações e escuta ativa. Estes profissionais planejam e distribuem as atividades domiciliares para os assistidos, que devem ser realizadas em casa, com supervisão da família.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Please reload

Arquivo

APAE Lajeado

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo). 

Newsletter

 Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado. 

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  3714-3098

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

(51)  98585-4696

  • YouTube - Apae Lajeado
  • Instagram - White Circle

© 2019 APAE Lajeado/RS - Brasil