top of page

Concurso Cultural Vida + Viva

Na manhã e tarde dessa quinta-feira (17) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participou da 5ª edição do Concurso Cultural Vida + Viva Sem Álcool, realizado no prédio 7 da Univates. Ao todo 21 projetos foram apresentados no evento para escolas públicas e privadas de Lajeado e região. Com o tema Álcool, no turno da manhã o grupo da Apae participou da categoria Dança e os alunos apresentaram a coreografia “Somos todos girassóis”. Já a tarde os alunos representaram na categoria Vídeo com o curta intitulado “Dependentes da Alegria”.


O coordenador do programa Vida + Viva, promotor Dr. Neidemar Fachinetto conta que sente muita alegria ao ver as escolas e entidades desafiadas a trabalharem um tema que até então era um tabu na sociedade. “Vemos eles trabalharem de forma lúdica e cultural. Sabemos que exige estudo, preparação, pesquisa e isso é formação e informação que a criança e o adolescente levam para a vida”, destaca o promotor ao salientar que a informação é a melhor vacina para que jovem possa se relacionar com produto nocivo que é o álcool.


Para a professora responsável pela apresentação de dança, Magiela Dresch, foi um momento especial. Segundo ela, o grupo era novo e a maioria esteve no palco pela primeira vez. “O interesse surgiu deles. Tivemos apoio do professor voluntário de dança da Apae Alexandre e buscamos uma música que fosse de encontro ao concurso, após começamos os ensaios”. A música do girassol conta o quanto a flor busca o sol e relacionaram ao amigo. Quando existe a flor, ela se vira paro sol, caso contrário, busca outro girassol. “Os 12 alunos que participaram demonstraram alegria em dançar e mesmo sem alcançar o prêmio, representaram muito bem a entidade. Mostraram um pouco do trabalho realizado na Apae e o quanto são capazes”.


Vida + Viva


O Programa surgiu com a ideia de reflexão, prevenção e conscientização de jovens a partir do Ensino Fundamental II. O tema é sempre a prevenção e conscientização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Simultaneamente com o Concurso ocorre o seminário com palestras, voltado para pesquisadores e público da área da educação, direito e saúde. A Univates é parceira e sedia o evento, além dos acadêmicos auxiliarem nas pesquisas e ser responsável por toda estrutura e parte técnica.


Premiações Categorias

Dança

1º lugar Francisco Oscar Karnal

2º lugar EEEF Otília Correa de Lima

3º lugar EEEF De Brasília

Música

1º lugar Centro Nora Oderich de Atendimento à Menina - Slan

2º lugar Escola Estadual de Educação Básica São Francisco

3º lugar EEEM Paverama

Teatro

1º lugar EEEM Nova Bréscia

2º lugar EEEM Paverama

3º lugar Centro Pedro Albino Müller

Vídeo

1º lugar EEEM Nova Bréscia

2º lugar Sest Senat

3º lugar EEEF Otília Correa de Lima

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page