Maçã no Dia do Professor

Curiosidade: por que a maçã é oferecida ao PROFESSOR? Os mais jovens desconhecem o significado de presentear ao mestre com uma maçã. Como hoje é o Dia do Professor, vamos comentar esta curiosidade.


Há várias simbologias que ultrapassam o simples desejo do aluno de agradar ao professor. Uma delas afirma que a maçã simboliza o conhecimento que, quando cortada em duas partes, se transforma em um pentagrama, o símbolo do saber.

Outra está relacionada à lei da gravidade e à sabedoria. Refere-se aquela célebre história da maçã que caiu sobre a cabeça de Newton.

Há uma terceira, que cita a clássica representação de Adão e Eva e a conotação da vontade do ser humano em ter acesso ao conhecimento.

Entretanto, existe uma explicação que está bem mais ligada a identidade da vida dos professores brasileiros do século 21.

Diz a lenda que esta tradição vem dos séculos XVI ao XVIII, quando os mestres eram muito mal remunerados. E, como a maçã era um dos alimentos mais comuns na Europa, oferecer a fruta como compensação pelo trabalho era a solução que os pais encontraram para compensar os professores.

Mas, sem dúvida, oferecer uma maçã ao professor, seja qual for a época, sempre há de ser um gesto de carinho e gratidão.

Parabéns, professores Apaeanos um forte abraço do Grupo de Convivência Conviver.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo