27.08.2020

Please reload

Posts Recentes

Lajeado realiza Conferência Municipal de Assistência Social

26/07/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Rodas de Conversa

29.08.2019

No fim da tarde de quarta-feira (28) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (Apae) realizou as Rodas de Conversa com professores da rede municipal de Lajeado, abordando temáticas referentes ao processo de escolarização dentro da Escola Especial. A atividade foi o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorada de 21 a 28 de agosto, que teve como tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.  Ainda essa semana, na manhã de quinta-feira (29) a Apae sediará a palestra para empresas com o tema “Bem de perto ninguém é normal” com a psicopedagoga Sandra Bueno sobre inclusão no mercado de trabalho. O encontro será às 9h no salão de eventos da entidade. 

 

Em todo Brasil são mais de 2.200 unidades apaeanas e mais de 350 mil pessoas com deficiência. Na Semana da Apae de Lajeado, foram realizadas comemorações festivas para os alunos, eventos técnicos para os profissionais e também programação para a comunidade, que esse ano se caracterizou com as rodas de conversa para os educadores de Lajeado e região. Segundo a coordenadora pedagógica, Tamara Dresch, este momento foi proposto para oportunizar aos professores da rede, trocas de experiências dentro da Escola de Educação Especial Bem me Quer. “Cada professor foi desafiado a pensar sua temática, dentro de sua proposta pedagógica. Foi um espaço importante para nos aproximarmos da rede e podermos apresentar um pouco das excelentes atividades executadas dentro da escola especial”, diz.

 

Aprendendo na prática

 

Os professores Ezequiel da Silva Marques Júnior e Carina Luzzi, acompanhados da monitora Gislaine Luísa Saldanha Alves mediaram a oficina sobre Rotina e jogos adaptados em turmas de Independização. Conforme eles, os espaços e a rotina auxiliam no processo de aprendizagem dos educandos e facilitam a comunicação, o desenvolvimento da linguagem, além das relações interpessoais. “As atividades lúdicas juntamente com os jogos adaptados desenvolvem múltiplas habilidades e funções no plano pedagógico. Os jogos são capazes de motivar os alunos, despertar o interesse na aprendizagem, desenvolver habilidades, mediar comportamentos, favorecer desenvolvimento cognitivo e ações pedagógicas significativas”, diz.

 

O professor Ezequiel destaca que além de explicarem e mostrarem a rotina com imagens, materiais concretos e pictograma, conversaram com os educadores sobre a importância de uma rotina para as turmas de Transtorno Espectro Autista (TEA). “Nesse momento lúdico, apresentamos na prática as vivências de trabalhos realizados no guichê. Os professores estavam vendados e puderam entender a dificuldade dos nossos alunos. Através de jogos ensinamos nosso processo de escolarização com diversos materiais recicláveis e simples, mas que fazem toda a diferença e são confeccionados de acordo com a necessidade de cada aluno”.

 

Programação

 

Esse ano a programação foi extensa para os profissionais e alunos da instituição. No dia 21 de agosto os alunos participaram nos turnos da manhã e tarde de um dia inteiro de brincadeiras na Casa de Festas Colorá. Na quinta-feira (22) pela manhã ocorreu uma oficina de dança para os alunos. Já a tarde, diversas brincadeiras com balões. Às 19h os profissionais participaram da palestra: Manejo e intervenção escolar com alunos de inclusão, no auditório do Sicredi Languiru, em Teutônia.

No dia 23 de agosto ocorreu a Gincana de Integração com a participação dos pais. Na segunda-feira (26) teve Balada Especial em Teutônia com as Turmas dos EJAS. Terça, dia 27, participaram do Encontro dos Profissionais das Apaes em Taquari. E para fechar, nessa quarta (28) teve Show com integrantes da banda Bico Fino Brothers Band.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Please reload

Arquivo

APAE Lajeado

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo). 

Newsletter

 Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado. 

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  3714-3098

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

(51)  98585-4696

  • YouTube - Apae Lajeado
  • Instagram - White Circle

© 2019 APAE Lajeado/RS - Brasil