top of page

APAE retorna com premiações da Olimpíada Nacional

Os atletas e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) retornaram no sábado (8) da XXII Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Nacional 2018 realizada na ULBRA de Canoas. Foram recepcionados por profissionais e famílias, além de desfilarem pela cidade com o caminhão do Corpo de Bombeiros. O aluno Gabriel Farias ficou em primeiro lugar no salto em ginástica artística e segundo lugar no solo de ginástica artística, o Gabriel dos Santos tirou segundo lugar no salto em altura e o usuário Sander Moreira ficou em primeiro lugar no tênis de mesa – categoria down. Em outras categorias estiveram Matheus Weiss, Sara Gabe e Wesley Rodrigues, que trouxeram medalhas de participação. Os atletas foram acompanhados pelos professores Magiela Dresch, Mariana Becker e Rogério Worm.


A coordenadora pedagógica, Tamara Dresch, destaca que é um orgulho para todos da APAE ver a cada Olimpíada novos atletas participando e representando Lajeado. “Foi a primeira vez na Nacional para muitos e já vieram com medalhas. Cada ano temos uma surpresa. Vamos com a expectativa de apenas participar, mas o retorno é sempre muito positivo e essa participação das famílias é muito importante na recepção, preparada com carinho”. A coordenadora afirma que ter acompanhado todo o processo de superação e ver os atletas serem destaque a nível nacional, onde participam mais de 1.000 pessoas com deficiência, demonstra o grande esforço deles e dos professores para essa conquista.


Para Magiela Dresch, educadora física que acompanhou os atletas, é uma emoção grande ver o esforço deles. “Muito gratificante participar de mais essa Olimpíada. Eles sabiam o que tinham que fazer. Conseguir passar por todas as etapas e chegar em uma nacional não é fácil. Eram 23 delegações e eles conseguiram trazer medalhas de primeiro lugar”, conta orgulhosa a professora, que promete que essa leva de novos atletas ainda trará muitas medalhas para a APAE e para Lajeado.


A primeira vez na Olimpíada


A cozinheira Simone da Costa é mãe do aluno Wesley de 13 anos e admite ter sentido muita saudade do filho. “Mas nada é maior do que ver ele feliz. Conheceu pessoas, ganhou medalha e adorou participar. Só tenho a agradecer a APAE. Ele está aprendendo e se dedicando muito. Quero que ele seja feliz e realize todos os sonhos e agradeço a instituição por tudo o que tem feito pelo Wesley”, diz a mãe. Wesley competiu na capoeira e ganhou medalha de participação. Para ele foi muito bom representar Lajeado na competição.


Olimpíada Nacional


Ao todo 1.556 atletas participaram das Olimpíadas que ocorrem no Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Canoas (RS), nas 11 modalidades da competição – atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, capoeira, bocha, futsal, futebol society, handebol e basquete.


A XXII Olimpíadas Especiais das APAES é promovida pela Federação Nacional das APAES (APAE Brasil) em parceria com a Federação das APAES do Estado do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), a APAE Canoas e a ULBRA. Ao todo, 23 delegações participaram do evento, que busca promover a inclusão, o desenvolvimento e o lazer das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page