Please reload

Posts Recentes

Lajeado realiza Conferência Municipal de Assistência Social

26/07/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

APAE oferece oficinas de reeducação alimentar para famílias

16.08.2018

Pensando na saúde e no bem-estar das famílias, a assistente social Manuela da Costa, a psicóloga Evelize de Oliveira e a nutricionista Cândida Tedeschi da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) estão trabalhando semanalmente na APAE com o Grupo de Mães Saber Viver a oficina de “Reeducação Alimentar das Famílias: visando a qualidade de vida”. Essa semana, no encontro, as mães se pesaram e mediram, descobriram a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência abdominal.

 

A psicóloga Evelize destaca que as oficinas para as famílias, foram planejadas para o cuidador e a partir da ideia inseriram a nutrição para que pensem mais em si mesmas, se cuidem e resgatem a autoestima. “Estamos acessando elas, mas ao mesmo tempo inserindo os novos hábitos na rede familiar. É rico possibilitar para elas esse olhar, estamos tendo devolutivas muito positivas, que estão cuidando mais de si mesmas”, diz.

 

Conforme a nutricionista Cândida, esse é o momento de esclarecer as dúvidas. No primeiro encontro falaram sobre os hábitos familiares e a importância de ter um momento exclusivo para as refeições. “O propósito é poder orientar e reeducar, provocando as mães a pensarem sobre como está sendo o hábito alimentar na família, como se relacionam com a comida, diversificando temas e desconstruindo mitos associados a alimentação”, conta.

 

A nutricionista também tem conversado sobre as dietas e que é preciso reeducar e construir novos hábitos sem abrir mão dos gostos particulares de cada um. Em algumas oficinas serão produzidas receitas saudáveis. Além de trabalharem em uma equipe multidisciplinar com a nutricionista, psicóloga e assistente social, querem inserir mais profissionais e atividades para auxiliar nas mais variadas áreas da saúde.

 

Evelize salienta que está acompanhando o comportamento alimentar das mães. A profissional está trazendo a provocação nos encontros. “Quero que reflitam o que as leva a comer mais. Se é algo por necessidade ou emocional”. As oficinas ocorrem até o fim do ano.

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Please reload

Arquivo

APAE Lajeado

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo). 

Newsletter

 Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado. 

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  3714-3098

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

(51)  98585-4696

  • YouTube - Apae Lajeado
  • Instagram - White Circle

© 2019 APAE Lajeado/RS - Brasil