Posts Recentes
Posts Em Destaque

Palestra reflete importância dos pais

Na manhã de sábado (17) as famílias da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) foram convidadas a participar da Reunião Geral de Pais. A proposta inicial foi acolher as famílias e homenageá-las. Todas foram recebidas com um café da manhã especial para um momento descontraído e uma troca entre professores, monitores e pais. No salão de eventos foram passados recados sobre a organização e logística da entidade para 2018. Após, o encontro contou com a palestra voluntária da coach Clenir Streit que refletiu o tema: “Ser um pai especial”. O vice-presidente da instituição Marco Antônio Moresco falou sobre o trabalho realizado pela diretoria.


A diretora Ana Paula Müller aproveitou a ocasião para lembrar que as portas da instituição estão sempre abertas para as famílias. Segundo Ana, a palestra da Clenir tocou o coração de cada um. “Ela não trouxe receita pronta, mas despertou sentimentos que cada um tem e deve ser cultivado. Falou com propriedade sobre o que é frustração e o que é o sentimento de coragem que precisamos superar”, conta a diretora, que afirma que as pessoas saíram com leveza levando a reflexão e o comprometimento para o futuro. No fim da reunião foi realizado o sorteio de dois brindes para as famílias presentes.


A coach Clenir buscou mostrar que cada um dos pais é especial e que com alguns estímulos podem ir buscando uma atitude mais aberta para aprendizagens, entendendo que a vida não é uma linha reta e que quando se pensa dessa forma podem se frustrar com energias negativas. “O que nos transforma é a coragem de lutar com uma energia que vem do coração e que vai tornando o ser humano mais disposto, com uma vontade de fazer a vida acontecer, ter abordagens mais positivas, olhar para frente e ver mais possibilidades”, diz a palestrante, que incentivou as famílias a olharem para a sua coragem e deixarem um pouco mais de lado aquela vida que parece perfeita para os outros. “Muitos acabam se frustrando e bebendo água tóxica em vez de se alimentarem bem e olhar para frente, para o futuro ser criativo e generoso”, conta.


Clenir trabalha voluntariamente há muito tempo e conta que o trabalho realizado na APAE abasteceu seu coração ao ouvir os depoimentos de pais e mães. “Nesse espaço precisamos estar mais sincronizados com universo e com a vida, e o voluntariado nos dá essa possibilidade. De entrarmos em outros lugares e compreendermos outras realidades, saindo daquele mundo que estamos acostumados”, conta a coach, feliz com o agradecimento de cada família e na expectativa de que a reflexão possa fazer a diferença na vida deles e daqueles que estão ao redor.


Arquivo

APAE Lajeado

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo). 

Newsletter

 Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado. 

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  3714-3098

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

(51)  98585-4696

  • YouTube - Apae Lajeado
  • Instagram - White Circle

© 2019 APAE Lajeado/RS - Brasil