Lajeado vence diversas categorias em Olimpíada Estadual das APAES

Os últimos cinco dias de dezembro ficarão marcados para sempre na memória dos 12 jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) que estiveram de 4 a 8 de dezembro participando da 20ª edição das Olimpíadas Especiais da APAE na Universidade Luterana do Brasil de Canoas (Ulbra). A Delegação do 8° Conselho também levou 10 alunos da APAE de Encantado e oito de Teutônia. Os alunos de Lajeado trouxeram diversas premiações do evento, entre elas o segundo lugar na capoeira; primeiro lugar no tênis de mesa; primeiro e segundo lugar na ginástica rítmica (arco, fita e bola); primeiro lugar no salto e segundo no solo; primeiro lugar no atletismo; também primeiro lugar no revezamento 4x100, na bateria, nos 100 metros, no salto distância e salto em altura; terceiro lugar na Bocha Adaptada. Todos receberam medalha de participação.


A professora Magiela Dresch parabeniza o grupo pela dedicação e empenho durante todo o evento. “Começamos a treinar um grupo novo de atletas que tínhamos confiança, mas não esperávamos esse lindo resultado e grande desejo de serem vitoriosos. Eles deram tudo de si e estou arrepiada porque foram ótimos”, destaca a professora afirmando que durante todos os dias de Olimpíada ouviram ensinamentos, se empenharam, entenderam que é preciso se dedicar ao máximo e torceram pelos colegas. “Foi gratificante. Percebemos os melhores potenciais deles, que mostraram que tem muito mais capacidade do que imaginam”, diz.


A professora Aline Lenz voltou renovada da viagem com os alunos. Essa foi a primeira Olimpíada que participou e auxiliou na organização. Segundo ela, o encontro ampliou a visão, pois junto com as outras APAES, puderam observar como as outras instituições organizam as pessoas com deficiências nas modalidades de esporte. “Tive muito aprendizado e crescimento ao participar e vivenciar tudo isso. Desde a rotina deles, a conquista de uma medalha, como eles ajudam os colegas, o que pensam, como curtiram a festa e a convivência social que tiveram”, diz Aline. Ela conta que os professores trouxeram crescimento e os alunos a gratificação e valorização de estar dentro desse movimento e ver o que é possível fazer apesar das deficiências.


A mãe do aluno Gabriel Farias de 12 anos, Gislaine de Freitas conta que sentiu falta do menino durante a semana. Essa foi a primeira vez que ficou longe de casa. “Ele gostou muito de participar. Estou muito orgulhosa, Gabriel tem atraso intelectual e fico feliz em ver que está superando os desafios”. O menino trouxe medalha nas modalidades: ginástica artística, salto primeiro lugar, solo segundo lugar e capoeira com o segundo lugar.


Falando em esporte – Vem aí o evento Craques Solidários


Falta uma semana para a realização do evento Craques Solidários e aproximadamente 30 jogadores já confirmaram presença. O jogo será dia 15 de dezembro a partir das 19h no Estádio Olímpico da Univates. Pelo segundo ano a APAE Lajeado será beneficiada com o valor da venda dos ingressos. A diretora Ana Paula Müller afirma que é uma honra poder novamente, participar deste grande espetáculo que alia esporte, doação e amor ao próximo e afirma que a APAE de Lajeado está no clima do evento.


Os ingressos estão disponíveis no Grupo Independente, Richter Gruppe, Postos Fórmula, Unna Pizza e APAE Lajeado.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo