top of page

Lajeado vence diversas categorias em Olimpíada Estadual das APAES

Os últimos cinco dias de dezembro ficarão marcados para sempre na memória dos 12 jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) que estiveram de 4 a 8 de dezembro participando da 20ª edição das Olimpíadas Especiais da APAE na Universidade Luterana do Brasil de Canoas (Ulbra). A Delegação do 8° Conselho também levou 10 alunos da APAE de Encantado e oito de Teutônia. Os alunos de Lajeado trouxeram diversas premiações do evento, entre elas o segundo lugar na capoeira; primeiro lugar no tênis de mesa; primeiro e segundo lugar na ginástica rítmica (arco, fita e bola); primeiro lugar no salto e segundo no solo; primeiro lugar no atletismo; também primeiro lugar no revezamento 4x100, na bateria, nos 100 metros, no salto distância e salto em altura; terceiro lugar na Bocha Adaptada. Todos receberam medalha de participação.


A professora Magiela Dresch parabeniza o grupo pela dedicação e empenho durante todo o evento. “Começamos a treinar um grupo novo de atletas que tínhamos confiança, mas não esperávamos esse lindo resultado e grande desejo de serem vitoriosos. Eles deram tudo de si e estou arrepiada porque foram ótimos”, destaca a professora afirmando que durante todos os dias de Olimpíada ouviram ensinamentos, se empenharam, entenderam que é preciso se dedicar ao máximo e torceram pelos colegas. “Foi gratificante. Percebemos os melhores potenciais deles, que mostraram que tem muito mais capacidade do que imaginam”, diz.


A professora Aline Lenz voltou renovada da viagem com os alunos. Essa foi a primeira Olimpíada que participou e auxiliou na organização. Segundo ela, o encontro ampliou a visão, pois junto com as outras APAES, puderam observar como as outras instituições organizam as pessoas com deficiências nas modalidades de esporte. “Tive muito aprendizado e crescimento ao participar e vivenciar tudo isso. Desde a rotina deles, a conquista de uma medalha, como eles ajudam os colegas, o que pensam, como curtiram a festa e a convivência social que tiveram”, diz Aline. Ela conta que os professores trouxeram crescimento e os alunos a gratificação e valorização de estar dentro desse movimento e ver o que é possível fazer apesar das deficiências.


A mãe do aluno Gabriel Farias de 12 anos, Gislaine de Freitas conta que sentiu falta do menino durante a semana. Essa foi a primeira vez que ficou longe de casa. “Ele gostou muito de participar. Estou muito orgulhosa, Gabriel tem atraso intelectual e fico feliz em ver que está superando os desafios”. O menino trouxe medalha nas modalidades: ginástica artística, salto primeiro lugar, solo segundo lugar e capoeira com o segundo lugar.


Falando em esporte – Vem aí o evento Craques Solidários


Falta uma semana para a realização do evento Craques Solidários e aproximadamente 30 jogadores já confirmaram presença. O jogo será dia 15 de dezembro a partir das 19h no Estádio Olímpico da Univates. Pelo segundo ano a APAE Lajeado será beneficiada com o valor da venda dos ingressos. A diretora Ana Paula Müller afirma que é uma honra poder novamente, participar deste grande espetáculo que alia esporte, doação e amor ao próximo e afirma que a APAE de Lajeado está no clima do evento.


Os ingressos estão disponíveis no Grupo Independente, Richter Gruppe, Postos Fórmula, Unna Pizza e APAE Lajeado.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page