top of page

APAE comemora 46 anos com inauguração da sala Snoezelen

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) completou os 46 anos de história no sábado (21) e iniciou a semana com comemoração. Na noite dessa segunda-feira (23) foi inaugurada para os parceiros e apoiadores a Sala de Estimulação Multissensorial Snoezelen/MSE.A Sala busca permitir a estimulação dos sentidos primários como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir a necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos, oferecendo efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos com mudanças neuropsicológicas e oscilações neurais.


No evento de inauguração as terapeutas despertaram nos convidados novas sensações. Cinco profissionais da APAE fizeram o curso de capacitação da Metodologia para atuarem como terapeutas Snoezelen/MSE, realizado na APAE de Marau. As profissionais: terapeuta ocupacional Cristiane Schneider, a psicopedagoga Cristiane Loposzinski, a psicóloga Mônica Araújo, a fonoaudióloga Fabiane Horn e a estimuladora precoce Jussié Alba foram capacitadas, passaram pelo estágio e poderão utilizar o espaço como terapeutas.


A estimuladora precoce Jussié Alba está muito feliz com todas as vivências que pode possibilitar aos usuários através da sala. A ocasião foi pensada pelas profissionais com todo o carinho desde a recepção com a música cantada e tocada pelo professor Walter Silva, até uma experiência com os olhos vendados, utilizando cadeira de rodas. “Queríamos que todos se colocassem na condição do usuário e fossem estimulados com os cinco sentidos. Muitos não conhecem a realidade da APAE e com um pouco dessa experiência puderam entender a importância de uma sala multissensorial”, diz.


Conforme a profissional já foi possível obter resultados com a utilização da sala. “Tivemos melhora de padrões e muitas respostas que fora da sala não atingíamos. Percebemos algumas sensações mais rápidas. Algumas crianças nunca deram sorriso fora e ali dentro estão demonstrando a alegria”, conta.As profissionais afirmam que o lugar é mágico, único e conta com um ambiente repleto de detalhes em forma de luzes, cores, aromas, onde silêncio e prazer passam a ser o ideal para aplicação da metodologia.


A diretora da APAE Ana Paula Müller destaca que a inauguração sucedeu um rol de ações para a implementação da Sala Multisensorial Snoezelen. “A escolarização e reabilitação da pessoa com deficiência é uma área de trabalho que requer constante atualização, pesquisa, estudo sobre novos equipamentos, tecnologias e terapias”. Segundo a diretora, é compromisso da APAE de Lajeado apresentar para os representantes da comunidade e dos mais diversos segmentos o que está sendo feito para minimizar as dificuldades e ampliar as possibilidades de reabilitação da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo.


Sonho que se tornou realidade


A idealizadora da Sala Snoezelen, conselheira das APAEs do 8º Conselho e coordenadora de projetos Cândida Catto admite que se emociona a cada vez que entra na sala. Há 28 anos fazendo parte da APAE de Lajeado, Cândida hoje cuida dos projetos e capacitação de recursos. “Ideias e boa vontade temos muitas, mas na maioria das vezes é preciso de recursos. Graças a Deus temos bons parceiros e espero que continuemos tendo para dar andamento a tantos sonhos”, diz.


Para Cândida essa foi uma data marcante por ser próximo do aniversário de 46 anos da APAE. “Quando finalizamos a instalação comentei com as terapeutas que tinha feito minha parte, mas que estava segura que a equipe iria dar conta do trabalho. Ainda insistimos com o grupo para que fosse inaugurada em uma data significativa e agora vamos rumo aos 50, buscar e acreditar que tudo será possível”, afirma a ex-diretora.


Após a idealização do projeto e o estudo de viabilidade para implantá-lo na APAE de Lajeado, a busca foi por financiadores através de projetos, o que possibilitou a execução total de uma Sala Snoezelen completa e diferenciada e também a capacitação da equipe. Os recursos vieram através do COMDICA de Lajeado, Banco do Brasil e Tri legal TCHÊ. Durante o processo de execução e finalização da Sala também contaram com inúmeros apoiadores e parceiros que contribuíram com materiais e serviços indispensáveis.


O gerente geral do Banco do Brasil Jorge Luís Soares esteve na inauguração e confessa que foi espetacular ter toda a sensação com estímulos e sentidos. “Como não se emocionar? Pude entender o que a APAE proporciona aos alunos e usuários. Minhas filhas aproveitaram mais do que nós. Para os pais não tem preço ver os filhos alegres e brincando”, conta Soares, afirmando que a inauguração serviu como um maior incentivo para apoiar sempre que houver oportunidade o trabalho realizado na APAE.


Aos olhos da Federação


O presidente da Federação das APAES do Estado do Rio Grande do Sul Luiz Alberto Maioli também esteve na inauguração. Ele afirma que já teve conhecimento do trabalho realizado com a sala da APAE de Marau. “Já pude ver a excelência do trabalho e o quanto é importante. Fiz questão de participar de mais essa inauguração para parabenizar os profissionais da instituição pela novidade que eles trazem”, diz. Maioli conta que toda a tecnologia e trabalho que façam, se diferenciando é importante para a APAE.


Envolvido com a Associação desde 1990 o presidente percebe o quanto ela evolui desde os professores e profissionais que trabalham e buscam novidades “Depois que entramos para a APAE entendemos que podemos fazer mais por aquelas pessoas. A cada dia percebemos uma superação e notamos que o trabalho tem dado resultado”.


Aniversário e boas surpresas


Na sexta-feira (20) o presidente da APAE de Lajeado Régis Kunrath, acompanhado do vice-presidente Marco Moresco participaram da eleição da Federação das APAES (FEAPAES/RS). O presidente eleito para Gestão (2018-2020) é Afonso Tochetto, da APAE de Esteio. O ex-presidente da APAE de Lajeado, Roberto Heemann também fará parte desta gestão como diretor financeiro. Os encontros entre presidentes das APAEs são organizados com certa regularidade pela Federação, com a finalidade de passar orientações para a gestão, troca de experiências e atualizações legais.


A Federação das APAES do Rio Grande do Sul representa as unidades apaeanas do nono estado auxiliando na distribuição de recursos e efetivação de grandes conquistas. Na mesma data, através de sorteio, a APAE de Lajeado foi contemplada com o valor de R$ 20 mil reais.


Para o presidente Régis Kunrath cada dia que convive com a APAE sente uma emoção maior. “Começamos bem as comemorações de aniversário da instituição, assim como a inauguração de hoje. Conseguimos mostrar para a comunidade e apoiadores que auxiliaram no projeto da sala que o resultado será a evolução do usuário”, destaca.


Há 19 anos na diretoria voluntária da APAE, Kunrath afirma que conseguiu também se desenvolver como ser humano. “Temos mais projetos como a equoterapia, construções, reformas e adequações e os 50 anos que nos esperem”, diz Kunrath sem palavras para o que sente ao conviver com os profissionais, alunos e usuários. “É gratificante ver a cada dia uma superação. É participando e compartilhando conhecimentos que vemos a verdadeira evolução dos usuários”.


APAE


A APAE de Lajeado fundada em 21 de outubro de 1971 compõe um conjunto de ações, nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação. Com seu constante crescimento, diversidade terapêutica e comprometimento com a população deficiente, já tem uma abrangência regional, envolvendo Lajeado e mais 10 municípios da região. Com uma significativa bagagem de experiências, nestes últimos 46 anos, cumpriram-se etapas importantes para vencer desafios, ampliar, qualificar e modernizar ações, consolidando uma proposta de crescimento juntamente com parcerias governamentais, privadas e comunitárias.


Método Snoezelen


A palavra SNOEZELEN significa “snuffelen”, ver e explorar; e “doezelen”, relaxar, Snoezelen vem da metodologia Holandesa / MSE vem do Multi Sensory Enviroment que são ambientes multissensoriais, criado nos Estados Unidos, é um conceito multifuncional em ambiente interno, criado para oferecer estímulos que despertam e liberam as percepções sensoriais.


A APAE de Lajeado acredita ser de extrema importância para os usuários (pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo) a implementação destes recursos para reabilitar indivíduos. São terapias alternativas que podem auxiliar no desenvolvimento do potencial de pessoas com dificuldades extremas.

A sala funcionará como espaço físico para realização de atividades terapêuticas, com sessões individuais de 45 minutos ou outra indicação prescrita por médico ou terapeuta. Poderão trabalhar no espaço mais de um terapeuta simultaneamente, permitindo maior número de atendimentos.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page