Please reload

Posts Recentes

Lajeado realiza Conferência Municipal de Assistência Social

26/07/2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Atividades dão início a Semana da Pessoa com Deficiência

21.08.2017

Começou hoje (21) e vai até o dia 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla comemorada nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) que esse ano tem como tema “Pessoas com Deficiência: Direitos, Necessidades e Desafios”. Em Lajeado, a programação é extensa para comemorar a semana junto com alunos e usuários da entidade. Na manhã e tarde dessa segunda-feira foram realizadas atividades recreativas com os professores de educação física Enio Bergamaschi e de música Walter Silva.

 

Há seis anos na APAE, o professor de música Walter Silva conta que organizou junto com o educador físico Enio Bergamaschi uma atividade diferente, utilizando as habilidades com crianças e música. “Transformamos isso com personagens que são dois palhaços com características bem distintas. É fantástico ter uma semana inteira para essa causa, assim podendo abordar diversos assuntos pertinentes, podendo ainda, conscientizar as pessoas sobre o tema”, diz. 

                                   

O professor afirma que esse trabalho que exerce na instituição tem uma importância fundamental, como ser humano e amante da educação que é. “Vejo na APAE uma oportunidade para o indivíduo como aluno ou profissional e os reflexos que isso traz para a sociedade”.

        

O educador físico da APAE Enio conta que no aniversário de dois anos do filho, que teve a temática de circo, ele criou um palhaço chamado Barbicha Bergamota e foi interessante jogar com o personagem, restando o desejo de continuar com a brincadeira.   “Propus o desafio para o Walter e criamos uma dupla de palhaços que unisse as nossas habilidades profissionais como músicos e professores, criando o Barbicha e o Rabujo”, diz.

 

Para Bergasmaschi trabalhar na APAE está sendo uma grata surpresa. “No sentido de realização profissional e parcerias de equipe. Além disso, o aspecto multidisciplinar, de uma escola unida a uma clínica é ótimo. Modelo que poderia ser seguido no sistema público de educação”, conta.

 

Conforme a diretora Ana Paula Müller todos os profissionais da instituição buscam entender as particularidades de cada pessoa, respeitar o processo de desenvolvimento, ofertar recursos e possibilidades de aprendizagem e trabalhar intensamente pela autonomia e qualidade de vida destas pessoas e seus familiares, sendo estes os objetivos norteadores da APAE de Lajeado.

 

 

 

 

 

Programação da Semana

22.08 – Encontro dos Profissionais das APAES na cidade de Estrela (não haverá aula nem atendimento clínico)

23.08 – Caminhada pelo bairro e distribuição dos jornais Folhapae

24.08 – às 10h e às 16h – Minha escola é tudo de bom – programação da Rádio Sorriso FM

25.08 – Piquenique no Clube Tiro e Caça (no horário de aula)

26.08 – Galeto em benefício à APAE

Compartilhe no Facebook
Please reload

Please reload

Arquivo

APAE Lajeado

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Sociedade Civil de caráter filantrópico, referência regional e estadual na área de prevenção, habilitação e reabilitação, que tem por objetivo oferecer um atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual, múltipla, física e transtorno invasivo do desenvolvimento (Autismo). 

Newsletter

 Cadastre-se e receba por e-mail as últimas notícias da APAE Lajeado. 

Fones: (51)  3714-1402

             (51)  3714-3098

Email: lajeado@apaers.org.br

Rua Washington Luiz, 270 - B. São Cristóvão
CEP 95.913-196 - Lajeado - RS - Brasil

(51)  98585-4696

  • YouTube - Apae Lajeado
  • Instagram - White Circle

© 2019 APAE Lajeado/RS - Brasil